Camilo Santana diz que não esperava apoio do PDT ao PL em Fortaleza
Em evento do G20, o ministro da Educação, Camilo Santana, comentou sobre a vitória de Evandro Leitão na capital cearense
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou ter se surpreendido com o apoio do PDT ao PL no segundo turno da eleição municipal em Fortaleza. Em entrevista durante reunião do G20 Educação em Fortaleza (CE), Santana teceu comentários sobre a vitória de Evandro Leitão (PT) e único prefeito petista eleito em capital.
“O Evandro começou lá embaixo no primeiro turno, foi crescendo e conseguiu chegar no segundo turno com 80.000 votos atrás do primeiro colocado. Todos os outros três candidato se uniram do outro lado. Nós não esperávamos que o PDT e os candidatos do PDT fossem aderir a candidatura do PL aqui em Fortaleza”, afirmou Santana.
O ministro foi fundamental durante a disputa acirrada pela Prefeitura de Fortaleza entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Liberal (PL). O candidato petista Evandro Leitão derrotou, com 50,38% dos votos válidos, o bolsonarista André Fernandes (PL) que teve 49,64% nas urnas.
Santana explicou por que cancelou a agenda do G20 desta terça-feira (29/10). Ele afirmou ter sido convidado pelo presidente Lula para parabenizar pessoalmente o prefeito Evandro Leitão em Brasília. “A eleição foi disputada, foi uma lição dura mas vitoriosa, e o presidente fez questão de receber o Evandro.”
Santana também comemorou que, pela primeira vez, o PT vai estar alinhado no âmbito federal, estadual e municipal no Ceará.
“A responsabilidade agora é muito grande, o nosso discurso sempre foi sobre a importância do alinhamento político. Quem ganha com isso é a população, então o que eu defendo é que Fortaleza possa servir que também de exemplo para os outros estados.”
Sobre ser cotado para sucessor do presidente Lula em 2026, Camilo descartou a possibilidade. “Eu tenho um mandato de senador, são oito anos ainda. Não tenho pretensão de disputar nada em 2026.”