Câmera flagra animais sobreviventes de queimadas no MT. Veja imagens
Jupará, cuíca, gambá, veado, jacupemba, xororó e pica-pau anão foram vistos neste fim de semana na Chapada dos Guimarães
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio às queimadas que atingem o Pantanal, uma notícia boa: animais de diferentes espécies foram vistos nos últimos dias bebendo água na Chapada dos Guimarães (MT).
As imagens, enviadas ao Metrópoles, foram registradas por uma câmera de movimento instalada pelo aposentado Benedito Pio Campos Neto, de 59 anos.
Ele colocou o equipamento próximo a uma poça d’água, que tem sido uma das únicas fontes para os animais em meio à seca que atinge a chapada, a 65 km de Cuiabá (MT).
Nesse sábado (12/9) e domingo (13/9), a câmera flagrou um jupará, uma cuíca, um gambá e um veado, além das seguintes aves: jacupemba, xororó e pica-pau anão.
“Percebi que com o fogo, embora tenha queimado todo o entorno da área, alguns bichos sobreviveram. Esses daí apareceram e estão bem”, disse Benedito Pio. Veja:
“A gente percebe que eles estão com muita sede. Alguns procuram comer frutas que coloco, pois não têm onde buscar alimento por causa das árvores queimadas”. Ele disse também ter caminhado pela chapada, mas não encontrou nenhum animal carbonizado.
Fogo atinge casas
Os incêndios que atingem a Chapada dos Guimarães chegaram a casas da região nessa última sexta-feira (11/9).
Com medo de ter a residência destruída pelas chamas, moradores resolveram ajudar os bombeiros e brigadistas no combate ao fogo.
“Em quase 30 anos, nunca vi fogo tão forte como este. Foi muita luta para não queimar as casas, ainda bem que teve muita ajuda”, destacou Benedito.
Nesta segunda-feira (14/9), o aposentado disse que as labaredas de fogo continuam descendo pelo mato, atingindo novas regiões no Pantanal mato-grossense.
“Aqui perto de casa, já queimou o que tinha que queimar, mas o fogo continuou descendo para o mato. Ainda está queimando, tem muita fumaça”, contou.