Camargo divulga nova logo da Palmares sem machado de Xangô; conheça
O presidente da Fundação Cultural Palmares anunciou nova marca, “inspirada nas cores da bandeira”, nesta segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, anunciou nesta segunda-feira (13/12) que a antiga logomarca da instituição, com o machado de Xangô, deixa de representá-la. A partir de agora, a “nova logomarca da Fundação Cultural Palmares é inspirada nas cores da bandeira do Brasil”, anunciou em seu Twitter.
Veja a nova marca:
Embora, em 17 de agosto, a fundação tenha divulgado edital de concurso para a mudança da marca, o processo que prometia R$ 20 mil ao vencedor do novo design foi cancelado. Assim, a nova marca foi desenvolvida pela própria Palmares.
O presidente da Fundação buscava substituir o machado de Xangô, o símbolo máximo do Orixá da Justiça e do trovão, presente nas religiões afro-brasileiras, desde que assumiu o cargo. Em edital do concurso, ele pedia um símbolo “que remetesse única e exclusivamente à nação brasileira”.
A justificativa era de que o estado é laico.
Veja post com a divulgação da nova logomarca:
Nova logomarca da Fundação Cultural Palmares, inspirada nas cores da bandeira do Brasil, a partir desta segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2021. 🇧🇷 pic.twitter.com/esaDqZrWcw
— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 13, 2021
Em seguida, Camargo disse: “Negros são cidadãos brasileiros, não escravos que desembarcaram ontem do navio negreiro, nem eternas vítimas amarguradas. A nova logomarca representa a pátria sem divisões e expressa os valores que norteiam a atual gestão da Palmares: Integração, Amplitude e Dignidade. Bandeira do Brasil”.