Câmara vai realizar audiência pública para discutir “Baleia Azul”
Na ocasião, representantes do Facebook e do WhatsApp estarão presentes para esclarecer o que tem sido feito para combater o jogo
atualizado
Compartilhar notícia
Casos envolvendo o jogo Baleia Azul — que incentiva o suicídio — preocupam não só os pais dos adolescentes. Foi aprovada, nesta quarta-feira (19/4), a realização de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.
Na oportunidade, representantes do Facebook e do WhatsApp estarão presentes para esclarecer o que está sendo feito para combater a propagação do jogo nas redes sociais. O pedido foi feito pelo deputado federal Sandro Alex (PSD/PR).
“A sociedade está alarmada com os casos de mutilação e suicídio por causa do jogo. Somente essa semana, no Paraná, há cinco casos sendo investigados. São milhões de pais que estão preocupados. Queremos saber o que o Facebook está fazendo para deter essas páginas com esses conteúdos criminosos. A Polícia Federal está investigando? Quem são os brasileiros por trás disso?”, questiona o parlamentar.
A audiência ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em breve devido a gravidade dos casos registrados no Brasil.
Baleia Azul instiga os jogadores, a maioria adolescentes, a realizar 50 desafios, que são propostos por estranhos e que devem ser cumpridos. O convite é feito em grupos fechados do WhatsApp e Facebook. Há desde tarefas simples e outras mórbidas, como cortar os lábios ou mutilar o braço desenhando uma baleia com uma navalha. O último desafio é o suicídio.
O jogo tem preocupado famílias e autoridades e se espalhado pelo país. A polícia dos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba e Rio de Janeiro já investigam casos de suicídios atribuídos ao Baleia Azul. O debate será agendado para a data mais breve possível.