metropoles.com

Câmara técnica faz 2° pedido por vacinação de crianças contra Covid

Nota divulgada pelo órgão consultivo da Saúde foi assinada por 12 associações e sociedades médicas brasileiras e 13 pesquisadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cidade de Goiânia (GO) vacina adolescentes contra CoViD-19 a partir de 12 anos de idade 14/10/2021 Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles
1 de 1 Cidade de Goiânia (GO) vacina adolescentes contra CoViD-19 a partir de 12 anos de idade 14/10/2021 Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou, nesta sexta-feira (24/12), nota em defesa da vacinação de crianças contra o coronavírus.

O grupo, criado a pedido do ministro Marcelo Queiroga em agosto deste ano, atua na realização de análises técnicas e científicas para auxiliar o ministério na tomada de decisões sobre a imunização contra a Covid.

É a segunda vez que o grupo pede que o governo federal inclua crianças de 5 a 11 anos de idade no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Assim como na primeira nota, divulgada em 17 de dezembro, a Cetai citou o número de óbitos infantis por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência da Covid.

“Em 2020, 10.356 crianças entre 0-11 anos foram notificadas com diagnóstico de SRAG por COVID-19, das quais 722 para óbito. Em 2021, as notificações se elevaram para 12.921 ocorrências na mesma população, com 727 mortes, totalizando 23.277 casos de SRAG por COVID-19 e 1.449 mortes desde o início da epidemia”, pontuou a câmara técnica.

De acordo com a CTAI, além dos casos de SRAG por Covid, foram notificados 1.412 casos e 85 mortes de crianças de 0 a 11 anos de idade por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, associada à Covid.

O grupo pediu que o governo federal acate o posicionamento técnico e defina estratégias para a imunização de crianças contra a Covid. O uso da vacina Pfizer em dose pediátrica foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro.

“Diante do exposto, a CTAI COVID-19 espera que o Ministério da Saúde acate o posicionamento obtido por unanimidade e defina as estratégias para a operacionalização mais adequada da vacinação desse grupo etário, a fim de alcançar a maior cobertura no menor tempo possível”, ressaltou o grupo.

A nota foi assinada por 12 associações e sociedades médicas brasileiras e 13 pesquisadores, e conta com apoio da Associação Médica Brasileira (AMB), da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Organização Panamericana da Saúde (Opas).

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi procurado pelo grupo para se manifestar sobre o tema, mas não divulgou posicionamento.

Leia a nota na íntegra:

Nota Vacinação de Crianças 2021-12-23 Assinado Ret2021-12-24 by Rebeca Borges on Scribd

Consulta pública

A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos será liberada a partir do próximo dia 10. A informação foi antecipada ao Metrópoles por uma fonte do Ministério da Saúde.

Por sua vez, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, detalhou, em conversa com jornalistas na quinta-feira (23/12), que será necessária a apresentação de prescrição médica para a imunização. A pasta frisou que crianças com comorbidades serão priorizadas na campanha.

Mesmo com a autorização da vacina infantil, o Ministério da Saúde realiza, nesta semana, consulta pública para ouvir a opinião da sociedade sobre o tema. O formulário digital fica disponível até 2 de janeiro, mas apresenta falhas.

Ao tentar finalizar o questionário, a pessoa visualiza a mensagem de que a “pesquisa já atingiu o número máximo de respostas”. A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre o que estaria ocasionando o erro na consulta pública, mas até a última atualização desta reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?