metropoles.com

Câmara suspenderá trabalhos para debater caso Vini Jr. na terça

Comissão Geral foi convocada para debater o caso de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr. na próxima terça-feira (30/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Simon Bruty/Anychance/Getty Images
Vinicius Jr. comemora gol pela Seleção Brasileira - Metrópoles
1 de 1 Vinicius Jr. comemora gol pela Seleção Brasileira - Metrópoles - Foto: Simon Bruty/Anychance/Getty Images

A Câmara dos Deputados suspenderá momentaneamente os trabalhos, na próxima terça-feira (30/5), para debater o caso de racismo sofrido pelo brasileiro Vini Jr. durante jogo de futebol realizado na Espanha. A embaixadora do país europeu, María del Mar Fernández-Palacios Carmona, foi convidada a participar do evento, que terá início às 13h no plenário da Casa Baixa.

A interrupção dos trabalhos na Câmara dos Deputados ocorre para realização de uma Comissão Geral. Trata-se de um mecanismo utilizado para levar ao plenário temas relevantes que merecem debate com urgência.

O requerimento para a Comissão Geral é assinado por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Para ser aprovado, são necessárias as assinaturas de 1/3 dos deputados ou acordo entre líderes.

Sóstenes pediu aos colegas a assinatura do documento “a fim de que possamos debater possíveis ações e soluções contra atos de racismo sofridos por jogadores brasileiros na Espanha”.

Deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor de requerimento para a criação de uma Comissão Geral na Câmara destinada a debater caso de racismo na Espanha contra o jogador de futebol Vinicius Jr.

O caso de Vini Jr. repercutiu mundialmente, levando tanto o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o espanhol Pedro Sánchez a repudiarem o ocorrido. No documento, Sóstenes aponta que o episódio ocorrido no jogo do Real Madrid contra o Valencia no dia 21/5, não é um caso isolado. Ele cita os casos de discriminação contra o brasileiro Ronaldo Fenômeno, em 2005, o camaronês Samuel Eto’o, em 2006, e o também brasileiro Daniel Alves, em 2014. Todos no campeonato espanhol.

Moção de repúdio

A convocação de Comissão Geral não foi a única reação da Câmara dos Deputados ao caso Vini Jr.. Na última terça (23/5), dez moções de repúdio foram compiladas pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e aprovadas por unanimidade. Os requerimentos eram de deputados do PSol, PP, MDB, União Brasil, PT e PL.

“Que esse ato simbólico da aprovação de todas em conjunto transmitam ao mundo do futebol e à Liga Espanhola todo o repúdio do Brasil ao tratamento dispensado ao jogador Vini Jr.”, disse Arthur Lira, no plenário da Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?