metropoles.com

Câmara segue acordo e PL fica com a CCJ; PT com a Saúde. Veja lista

Instalação das comissões permanentes da Câmara está marcada para esta quarta-feira (6/3), com eleição dos presidentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida mostra plenário e Mesa Diretora da Câmara dos Deputados do Brasil durante sessão plenária - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra plenário e Mesa Diretora da Câmara dos Deputados do Brasil durante sessão plenária - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Os líderes da Câmara dos Deputados definiram o comando das comissões permanentes da Casa. O principal colegiado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ficará com o Partido Liberal (PL), do qual faz parte o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu o comando da Comissão de Saúde, responsável pela liberação de volume expressivo de emendas.

A instalação das comissões, assim como a eleição dos presidentes, está marcada para a partir das 15h desta quarta-feira (6/3). A Câmara dos Deputados tem 30 comissões permanentes.

Além da CCJ, o PL estará a frente de outros colegiados importantes da Casa: Comissão de Educação; Relações Exteriores e Defesa Nacional; Esporte e Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

Já a federação da qual o PT faz parte com PCdoB e PV comandará a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e de Cultura.

O União Brasil comandará três comissões importantes: a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; a de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; e a de Desenvolvimento Econômico.

Houve um acordo para que as duas maiores bancadas da Câmara alternassem na liderança da CCJ. O PT comandou o colegiado em 2023, mas a perspectiva da deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) assumir o comando neste ano gerou protestos e travou a definição dos cargos.

Veja a lista completa:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?