metropoles.com

Câmara: oposição quer que Nísia explique nota sobre aborto legal

Documento derrubava limite temporal para realizar procedimento de aborto legal e foi suspenso após repercussão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Walterson Rosa/MS
Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante discurso - Metrópoles
1 de 1 Ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante discurso - Metrópoles - Foto: Walterson Rosa/MS

Deputados da oposição protocolaram, nesta quinta-feira (29/2), diversos requerimentos para que a ministra da Saúde, Nísia Trindade, explique uma nota técnica da pasta sobre aborto legal. Depois da repercussão, o documento foi suspenso, como mostrou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

O texto dizia que, entre as possibilidades de aborto legal, como estupro ou risco de vida para a mãe, não se aplicaria o “limite temporal” determinado pelo Código Penal para a realização do procedimento.

O ministério argumentou, em pronunciamento, que a suspensão foi feita porque a nota técnica “não passou por todas as esferas necessárias” nem pela Consultoria Jurídica da pasta. A nota estava assinada por dois secretários do ministério: Felipe Proenço de Oliveira (Atenção Primária à Saúde) e Helvécio Miranda Magalhães Júnior (Atenção Especializada à Saúde).

Entre os deputados que exigem explicações da ministra, estão Coronel Fernanda (PL-MT), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Messias Donato (Republicanos-ES), Gustavo Gayer (PL-GO), Daniel Freitas (PL-SC), Rosângela Moro (União-SP), Julia Zanatta (PL-SC) e Junio Amaral (PL-MG).

“A referida Nota Técnica versa sobre questões de extrema relevância e impacto social ao afirmar que a não interrupção da gravidez, sem qualquer limite temporal, é inconstitucional, estabelecendo que é dever do serviço de saúde atender a esse direito. Tal posicionamento representa uma significativa alteração na abordagem e nas políticas públicas de saúde reprodutiva em nosso país”, argumenta um dos requerimentos.

“Considerando que a justificativa que permitiria o aborto sem limites de tempo gestacional é inaceitável e carece de fundamentação sólida e amplamente debatida, torna-se imperativo que a ministra da Saúde compareça nesta Casa para prestar os devidos esclarecimentos”, segue o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?