metropoles.com

Câmara: novos partidos oficializam apoio a Hugo Motta. Veja quais

Hugo Motta (Republicanos-PB) é o candidato à presidência da Câmara dos Deputados apoiado pelo atual presidente Arthur Lira (PP-AL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
hugo motta arthur lira - Metrópoles
1 de 1 hugo motta arthur lira - Metrópoles - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Novos partidos anunciam, nesta terça-feira (5/11), apoio ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados. Ele é o candidato do atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).

Na última semana, Motta conquistou os votos das maiores bancadas da Casa. Já se uniram à candidatura do líder do Republicanos: Federação PT/PCdoB/PV, PL, PP, Republicanos, Podemos, PDT e MDB. Os nove partidos somam 343 deputados.

A Federação PSDB/Cidadania, que tem 17 deputados, foi um dos grupo que oficializou apoio a Motta nesta terça. Já o PSB, partido de Alckmin, tem 14 parlamentares na Câmara e também formalizou o apoio ao líder do Republicanos.

Gervásio Maia (PSB-PB), líder do PSB na Câmara, comparou o apoio do partido à candidatura de Hugo Motta ao auxílio que a sigla deu durante a eleição de Arthur Lira, no começo da atual legislatura. O líder do PSB ainda reforçou o saldo positivo da gestão do líder alagoano à frente da Câmara dos Deputados.

“Eu tenho certeza que Hugo vai construir a sua gestão como presidente da Câmara dos Deputados com muita serenidade, com muita habilidade, dialogando muito, porque sabe dialogar, e eu tenho certeza que como acertamos na escolha do presidente Artur Lira, [deputada] Tabata, nós estamos acertando muito agora, escolhendo Hugo Mota para presidir a Câmara dos Deputados”, disse o Gervásio Maia.

O líder do PDT, Afonso Motta (RS), reforçou que o partido tinha indicado apoio à candidatura do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), mas com a saída dele do palio, o partido decidiu apoiar Hugo Motta, candidato de Arthur Lira.

“Todos com muita honra, nós tínhamos promovido um indicativo que alcançava o deputado Elmar Nascimento. Com a desistência do deputado Elmar Nascimento, manifestada a nós, com reconhecimento, nós hoje reunimos a bancada que já tinha um sentimento de acompanhar a indicação do presidente Arthur Lira e decidimos por unanimidade o apoio ao deputado Hugo Motta”, indicou o líder do PDT.

Outros candidatos

Outros dois candidatos seguem na disputa oficialmente: Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Junto à cúpula do partido, Nascimento negocia uma desistência em troca de espaços de destaque para o União Brasil na Câmara.

Como mostrou o Metrópoles, Lira e Elmar se reconciliaram no último fim de semana após o alagoano preterir o líder do União Brasil e apoiar Motta. 

O acordo fechado entre os dois para que o deputado saia da disputa estabelece que o União Brasil fique com a relatoria do Orçamento de 2026. Além disso, o MDB deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa no próximo ano. O União já havia decidido apoiar Hugo Motta para o comando da Casa, mas Elmar manteve a candidatura em busca de construir um bom acordo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?