Câmara Municipal de São Paulo aprova criação da CPI da Prevent Senior
O pedido foi protocolado pelo vereador Antonio Donato (PT), que presidirá a comissão
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (30/9), a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os procedimentos adotados pela rede Prevent Senior em relação à Covid-19 na capital paulista.
O pedido da CPI foi protocolado pelo vereador Antonio Donato (PT), portanto a comissão será presidida por ele. Além dele, será composta por mais quatro membros.
Donato afirma, no requerimento, que a CPI municipal é necessária para apurar detalhadamente as medidas tomadas pela rede Prevent Senior, e que as condutas podem configurar “crime de homicídio doloso”.
Ele destaca que a CPI do Senado Federal, que também investiga a Prevent Senior, está “em fase de encerramento” e “não poderá mais avançar nas necessárias investigações que o assunto requer”, por isso será necessária a investigação na Câmara Municipal.
Ele disse que poderão ser seguidas diversas linhas de investigação, como a prescrição de medicamentos do “kit Covid”, a alteração de certidões de óbitos de pacientes vítimas do vírus, as ameaças aos médicos para prescreverem remédios ineficazes, entre outras.
“A conduta da empresa Prevent Senior no enfrentamento da Covid-19 pode ter levado a óbito diversos munícipes paulistanos, podendo inclusive estar caracterizado o crime de homicídio doloso a ser tipificado no quadro diretivo da citada empresa”, disse o vereador no requerimento.
A Prevent Senior tem nove hospitais, todos em São Paulo, e já é alvo de investigações do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e da Polícia Civil do estado.
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também vai discutir a criação de uma CPI estadual para investigar as práticas da rede de plano de saúde focada em idosos. O pedido já foi protocolado, e deve ser votado no início de outubro.