metropoles.com

Câmara Municipal de São Paulo aprova criação da CPI da Prevent Senior

O pedido foi protocolado pelo vereador Antonio Donato (PT), que presidirá a comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Prevent Senior
1 de 1 Prevent Senior - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quinta-feira (30/9), a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os procedimentos adotados pela rede Prevent Senior em relação à Covid-19 na capital paulista.

O pedido da CPI foi protocolado pelo vereador Antonio Donato (PT), portanto a comissão será presidida por ele. Além dele, será composta por mais quatro membros.

Donato afirma, no requerimento, que a CPI municipal é necessária para apurar detalhadamente as medidas tomadas pela rede Prevent Senior, e que as condutas podem configurar “crime de homicídio doloso”.

Ele destaca que a CPI do Senado Federal, que também investiga a Prevent Senior, está “em fase de encerramento” e “não poderá mais avançar nas necessárias investigações que o assunto requer”, por isso será necessária a investigação na Câmara Municipal.

Ele disse que poderão ser seguidas diversas linhas de investigação, como a prescrição de medicamentos do “kit Covid”, a alteração de certidões de óbitos de pacientes vítimas do vírus, as ameaças aos médicos para prescreverem remédios ineficazes, entre outras.

“A conduta da empresa Prevent Senior no enfrentamento da Covid-19 pode ter levado a óbito diversos munícipes paulistanos, podendo inclusive estar caracterizado o crime de homicídio doloso a ser tipificado no quadro diretivo da citada empresa”, disse o vereador no requerimento.

A Prevent Senior tem nove hospitais, todos em São Paulo, e já é alvo de investigações do Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e da Polícia Civil do estado.

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também vai discutir a criação de uma CPI estadual para investigar as práticas da rede de plano de saúde focada em idosos. O pedido já foi protocolado, e deve ser votado no início de outubro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?