metropoles.com

Câmara: Lira une PEC do corte de gastos a outra e acelera tramitação

Com a manobra, a PEC não vai precisar ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), numa vitória do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marina Ramos/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra arthur lira câmara dos deputados reforma tributária - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra arthur lira câmara dos deputados reforma tributária - Metrópoles - Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu, nessa segunda-feira (16/12), apensar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que faz parte do pacote de corte de gastos à PEC 31/2007, matéria antiga – de 2007 -, já em tramitação na casa e que trata do Sistema Tributário Nacional.

Dessa forma, Lira cumpre a promessa de acelerar a PEC do governo, que, apensada, não vai precisar  ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), caminho de qualquer texto que mude a Constituição.

A proposta é para que haja uma economia de R$ 327 bilhões no período de 2025 a 2030. Deste total, R$ 70 bilhões seriam concretizados nos próximos dois anos.

Não é  a primeira vez que o Congresso apressa o processo legislativo com o intuito de aprovar proposta de interesse. Em 2022, Lira apensou a PEC da Transição a uma proposta que tramitava desde 2019 e tratava da retirada de recursos das universidades do teto de gastos.

A manobra também foi adotada durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), quando Lira apensou a PEC dos biocombustíveis a outra que já estava mais avançada na Câmara.

Além da PEC, o pacote de corte de gastos tem um projeto de lei (PL) e um projeto de lei complementar (PLP) que já chegaram ao Congresso.

O presidente da Câmara declarou que, apesar da dificuldade do tema, as propostas podem ser votadas pelo Congresso ainda em 2024.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?