Câmara: Lira define relator do projeto que amplia o vale-gás
Presidente da Casa, Arthur Lira designou deputado Hugo Leal (PSD-RJ) para elaborar relatório. Plano é tentar votar o texto na próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), designou neste sábado (26/10) o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) como relator do Projeto de Lei (PL) nº 3.335/2024, que amplia o vale-gás para mais de 20 milhões de famílias até dezembro de 2025.
Lira também divulgou a pauta de votações do plenário da próxima terça-feira (29/10), e um dos itens é o requerimento de urgência para o PL. Caso seja aprovado, o texto poderá ser votado direto no plenário da Casa, sem passar pelas comissões.
O plano do relator é de que o projeto fique pronto ainda nesta semana para que, se houver consenso entre os líderes partidários, ele vá a votação nesta semana.
O governo Lula é o autor do projeto, e chegou a enviar o texto em agosto com urgência constitucional, ou seja, com prazo de 45 dias corridos para a análise do texto na Câmara. Mas, depois, o Planalto recuou da urgência.
Cobertura do auxílio-gás no Brasil
No momento, 5,64 milhões de famílias no CadÚnico são beneficiadas com o auxílio-gás.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), essas famílias recebem um vale-gás no valor de R$ 102 — o que representa um empenho de R$ 575,59 milhões por bimestre.