Câmara e Senado declaram luto de três dias após morte do pai de Lira
Benedito de Lira (PP), conhecido como Biu de Lira, faleceu nesta terça-feira (14/1) em Maceió, aos 82 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal declararam, nesta terça-feira (14/1), luto oficial de três dias em decorrência do falecimento de Benedito de Lira (PP), conhecido como Biu de Lira, pai do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
- Biu de Lira, ex-deputado e ex-senador, era atualmente prefeito de Barra de São Miguel (AL) e faleceu em Maceió em meio a uma luta contra um câncer.
- O sepultamento está previsto para esta quarta-feira (15/1), em Maceió.
- O presidente Lula e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco prestaram homenagens ao político, assim como outras autoridades.
Biu de Lira morreu nesta terça em Maceió, capital de Alagoas. Atualmente, ele era prefeito de Barra de São Miguel (AL) e teve passagens pela Câmara dos Deputados e também pelo Senado.
Segundo a equipe de Arthur Lira, Benedito de Lira enfrentava um tratamento oncológico e, em 31 de janeiro, passou por um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos.
O sepultamento do prefeito de Barra de São Miguel está previsto para esta quarta-feira (15/1), a partir das 10h, no cemitério Parque das Flores, em Maceió.
Homenagens
Nas redes sociais, Arthur Lira publicou uma série de imagens com o pai em uma homenagem e lamentou o falecimento.
“Um sentimento de vazio, dor e tristeza profunda toma meu coração e da nossa família. Mas ele, o nosso Biu de Lira, nos ensinou a enfrentar as frustrações, a levantar a cabeça e seguir em frente. Homem honrado, lutador, fez de sua vida exemplo de superação permanente”, escreveu o presidente da Câmara.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte do prefeito de Barra de São Miguel.
“Foi vereador, deputado estadual, prefeito, deputado federal e senador, sendo uma voz sempre ativa e importante do povo alagoano. Liguei para o presidente da Câmara, Arthur Lira, filho de Benedito, para expressar minhas condolências e estendi minha solidariedade a todos os familiares, amigos e admiradores do seu pai”, disse o petista.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, prestou solidariedade a Arthur Lira e lamentou o falecimento de Benedito de Lira.
“Presto minhas condolências ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em razão da morte de seu pai, o prefeito de Barra de São Miguel, Benedito de Lira, ocorrida nesta terça-feira. Decretei luto oficial no Senado Federal por três dias em razão do falecimento do ex-senador”, destacou o senador em nota.
Por causa da saúde fragilizada, Biu não participou da cerimônia de posse realizada em 1º de janeiro deste ano na Câmara Municipal de Barra de São Miguel. Ele, então, foi substituído por Arthur Lira, que se emocionou ao falar sobre o pai.