metropoles.com

Câmara dos Deputados quer aprovar reforma eleitoral em menos de 1 mês

Ideia é discutir alterações em áreas como propaganda eleitoral, prestação de contas e violência política contra a mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara dos Deputados criou, na última semana, um grupo de trabalho (GT) para debater uma minirreforma eleitoral. A ideia é discutir alterações em áreas como propaganda eleitoral, prestação de contas e violência política contra a mulher.

Nesta terça-feira (29/8), o GT teve a primeira audiência pública sobre o assunto, com participação de autoridades ligadas ao direito eleitoral. Em ato publicado em 22 de agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), designou o deputado Rubens Pereira Junior (PT-MA) como relator do colegiado.

Nos últimos dias, o deputado aponto que a ideia é fazer “pequenos ajustes” no sistema eleitoral, para aperfeiçoar a política vigente nas últimas eleições. O parlamentar afirmouque pretende finalizar e divulgar o parecer até 7 de setembro.

Caso o prazo seja cumprido, o Congresso teria menos de um mês para debater as mudanças, já que a minirreforma precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até 5 de outubro e publicada no Diário Oficial da União até 6 de outubro. Dessa forma, as novas regras já valeriam para as eleições municipais de 2024.

O GT é formado pelos deputados Dani Cunha (União-RJ), Pedro Campos (PSB-PE), Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Antônio Brito (PSD-BA), Thiago de Joaldo (PP-SE) e Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?