metropoles.com

Câmara: Dino desmarca presença em comissão e oposição denuncia à PGR

Ministro da Justiça Flávio Dino alegou que realização de operação integrada na pasta impossibilitou ida à Comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Flávio Dino homem de terno segura microfone e aponta - Metrópoles
1 de 1 Flávio Dino homem de terno segura microfone e aponta - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, desmarcou nesta terça-feira (10/10) a presença na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. A ausência motivou que a oposição acionasse a Procuradoria-Geral da República (PGR) alegando crime de responsabilidade por parte do ministro.

Em ofício encaminhado à presidência da comissão, Dino argumenta que a realização de uma grande operação policial integrada, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com vários estados, impossibilita sua ida ao colegiado.

“Tais providências implicam a mobilização da equipe da Senasp, impedindo adequada preparação do material relativo aos temas solicitados por essa comissão”, expõe o ministro. A equipe do titular do MJSP reuniu os 100 convites e convocações de diferentes comissões da Câmara e do Senado para solicitar à Presidência da Casa a marcação de uma comissão geral no plenário.

“Para que, simultaneamente, eu possa atender a todos os pedidos de esclarecimento. Isso possibilitará também a observância de recomendações da área de segurança deste ministério”, expõe Dino.

Oposição aciona PGR contra Dino

Com a ausência de Dino na comissão, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) acionou a PGR alegando crime de responsabilidade por parte do ministro. O parlamentar afirma que Dino deixou de comparecer “injustificadamente”.

“O ministro não apresentou qualquer justificativa para o seu não comparecimento”, aponta a representação. “Diante de todo o exposto, requer seja a presente representação recebida, a fim de que sejam apuradas e punidas as graves condutas aqui expostas. Nestes termos, pede e aguarda providências”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?