metropoles.com

Câmara deve votar PL em reação a boicote do Carrefour nesta semana

Proposta estabelece que o Brasil só pode assinar novos acordos comerciais com países signatários que tenham cláusulas ambientais semelhantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara
1 de 1 Plenário da Câmara - Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Irritado com o boicote promovido pelo Carrefour, da França, à carne da América do Sul, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer votar nesta semana o Projeto de Lei (PL) nº 1.406/2024, que propõe que o governo brasileiro só deve assinar novos acordos comerciais com países signatários com cláusulas ambientais semelhantes.

Mais cedo, em em evento em São Paulo (SP), Lira disse que o Congresso pautaria medidas de “reciprocidades econômicas” contra a França. O alagoano ainda cobrou uma “retratação” por parte do CEO da marca, Alexandre Bompard.

A proposta que deve ser votada pelos deputados nos próximos dias é de autoria do deputado Tião Medeiros (PP-PR). O texto altera a Lei nº 12.187/2009, que trata da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e cria o Programa Nacional de Monitoramento da Isonomia Internacional de Políticas Ambientais.

Esse programa seria responsável por monitorar as práticas ambientas dos países que o Brasil tem relação comercial. Na justificativa da proposta, o autor argumenta que a medida servirá para estabelecer tratamento uniforme entre os países, evitando exigências desiguais ao Brasil.

“Essas alterações visam fortalecer a posição do Brasil no comércio global, garantindo que as práticas ambientais justas e baseadas em evidências científicas sejam aplicadas de maneira uniforme e equitativa”, diz um trecho da justificativa.

Para ser votada direto no plenário da Câmara, a proposta deve ter a urgência aprovada pelos deputados. Assim, o texto fica dispensado de passar pelas comissões temáticas da Casa.

Boicote à carne brasileira

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou nesta segunda-feira (25/11) estar “feliz” com a decisão de frigoríficos brasileiros de suspender o fornecimento de produtos ao Carrefour no Brasil. É uma retaliação à decisão do CEO do gigante de varejo na França, Alexandre Bompard, de boicotar a carne brasileira, após 40 anos de comércio. Fávaro classificou a posição do francês como um “absurdo”.

Enquanto agricultores franceses fazem pressão pelo não fechamento do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, Bompard se comprometeu, na quarta-feira (20/11), a “não comercializar nenhuma carne” do bloco sul-americano, do qual o Brasil faz parte.

Em uma carta enviada a Arnaud Rousseau, presidente do sindicato agrícola francês, o FNSEA, Bompard ainda apelou aos restaurantes da França a fazerem o mesmo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?