Câmara deve votar nesta terça projeto que suspende dívida do RS
Governo Lula enviou à Câmara dos Deputados projeto de lei complementar que suspende por 36 meses a dívida do Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que pretende votar na sessão desta terça-feira (14/5) o projeto de lei complementar apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que suspende a dívida do Rio Grande do Sul por 36 meses.
“Vamos votar a urgência, porque mesmo com as características da forma que veio precisa, pra evitar determinados tratos na Casa. Relatório simples, eu espero”, destacou Arthur Lira. O presidente da Casa destacou que o relator será o deputado federal Afonso Mota (PDT-RS).
Segundo o líder da Casa Baixa, com a votação nesta terça da suspensão da dívida, a proposta deve ser analisada nesta quarta-feira (15/5) no Senado Federal.
“O que nós estamos querendo passar claramente é que toda ação que vise atender, diminuir, acalmar, minimizar, corrigir qualquer clima de todas as dificuldades que a população do Rio Grande do Sul está passando, vai ter toda a abreviação de ritos e de trâmites do Congresso Nacional”, enfatizou Arthur Lira.
O presidente Lula irá ao Rio Grande do Sul nesta quarta para anunciar uma série de medidas para atender o estado. O governo federal convidou Arthur Lira, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para visitarem o território gaúcho.
Suspensão da dívida
O governo federal anunciou, nessa segunda-feira (13/5), a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul, como um esforço para ajudar o estado a se reconstruir diante da devastação causada pelas chuvas.
O débito deverá ser suspenso por 36 meses e ficará isento de juros sobre o estoque da dívida durante este período. O anúncio foi feito durante reunião com Lula com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).