metropoles.com

Câmara de São Paulo extingue mandato do prefeito Bruno Covas

O mandato de quatro anos seria encerrado em 2024, mas tucano faleceu na manhã deste domingo, vítima de câncer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
Bruno covas eleicoes sao paulo sp prefeito 2020
1 de 1 Bruno covas eleicoes sao paulo sp prefeito 2020 - Foto: Fábio Vieira/Especial Metrópoles

São Paulo – A Câmara Municipal de São Paulo formalizou, neste domingo (16/5), a extinção do mandato do prefeito Bruno Covas (PSDB). Ele faleceu nesta manhã, às 8h20, vítima de câncer, aos 41 anos.

“A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo se reuniu neste domingo (16/5), às 11h20. Com base na Lei Orgânica do Município, a Câmara declarou a extinção do mandato do prefeito Bruno Covas (PSDB) em razão de seu lamentável falecimento”, declarou, em nota.

O vereador Milton Leite (DEM), presidente da Câmara, comunicou o prefeito em exercício, Ricardo Nunes (MDB), como mandam os protocolos. Nunes, emedebista conservador, administrava a cidade interinamente desde 2 de maio.

A Câmara Municipal de São Paulo decretou luto oficial de sete dias.

Reeleito em 2020, Covas assumiu a Prefeitura de São Paulo em abril de 2018, após João Doria (PSDB) deixar o cargo para disputar a eleição para o governo do estado. Bruno Covas venceu Guilherme Boulos, do PSol, nas urnas, com 59,38% dos votos válidos.

Câncer diagnosticado em 2019

O prefeito paulista lutava contra um câncer na cárdia, na região digestiva, entre o esôfago e estômago, desde outubro de 2019. Ele foi submetido a sessões de quimioterapia e imunoterapia, mas sem se afastar do cargo.

Com a reeleição, o câncer se manifestou novamente e se alastrou pelo corpo, atingindo fígado e ossos. No início de maio, Covas pediu licença da prefeitura para se cuidar nessa nova etapa.

Após duas semanas de internação no hospital Sírio-Libanês, Bruno Covas não resistiu e faleceu às 8h20 deste domingo. Ele deixa o filho Tomás, de 15 anos.

O corpo do prefeito de São Paulo foi velado no Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, a partir das 13h30. Na sequência, o caixão foi levado em caminhão do Corpo de Bombeiros em cortejo por ruas e avenidas da capital.

O sepultamento de Covas será em Santos, sua terra natal, onde está enterrado seu avô, o ex-governador de São Paulo, Mário Covas, também vítima de câncer. A cidade da Baixada Santista decretou luto oficial de três dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?