metropoles.com

Câmara de Goiânia passa por desinfecção após surto de Covid-19

Prédio da Câmara Municipal de Goiânia passa por sanitização contra o coronavírus. Sede está fechada há dias. Vereadores perderam familiares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Desinfecção da Câmara de Vereadores de Goiânia (Covid-19)
1 de 1 Desinfecção da Câmara de Vereadores de Goiânia (Covid-19) - Foto: Divulgação

GoiâniaDepois de uma sequência de mortes de familiares de vereadores em decorrência da Covid-19 e do agravamento dos casos da doença na capital goiana, a Câmara Municipal de Goiânia passa por uma desinfecção nesta terça (2/3) e quarta-feiras (3). As imagens do procedimento de sanitização foram feitos pela própria empresa de limpeza, já que, por segurança, não foi autorizada a captação de imagens próprias no local. A sanitização do prédio está entre as medidas adotadas para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Na última quarta-feira (24/2), o presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), já havia suspendido todas as atividades legislativas e administrativas no local. A previsão da retomada das atividades é na próxima sexta-feira (5/3), em meio expediente e com quadro de pessoal reduzido. Nesta data, também está prevista a volta dos vereadores ao plenário, com possibilidade de participação remota. As unidades administrativas funcionarão com 30% da capacidade de ocupação (das 7 às 13h), e os gabinetes, com 50%.

A suspensão das atividades na Câmara seguiu recomendação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Casa, que, até meados de fevereiro, havia identificado 75 casos de Covid-19 confirmados entre 1,1 mil servidores e 130 jovens aprendizes.

Tentativas

No dia 16/2, a Câmara Municipal de Goiânia já havia anunciado o endurecimento das regras de circulação de pessoas no local. A decisão foi um dia após o Hospital de Campanha de Goiânia (HCamp) atingir, pela primeira vez, 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19.

Na ocasião, foi determinado o fechamento de galerias para visitantes e tribunas destinadas a assessores parlamentares e à imprensa, por tempo indeterminado.

5 imagens
Sede da Câmara passou por processo de sanitização e higienização
Vereador de Goiânia Cabo Senna (Patriota) que perdeu os pais e o irmão para a Covid-19, em um intervalo de oito dias
"Meu pai e minha mãe eram exemplos de casal, de paz. Eram corretos e nos ensinou o que é ser uma pessoa de bem", diz Cabo Senna
1 de 5

Sede do Legislativo municipal segue fechado para o público externo

Divulgação
2 de 5

Sede da Câmara passou por processo de sanitização e higienização

Divulgação
3 de 5

Divulgação/Ascom Câmara de Vereadores
4 de 5

Vereador de Goiânia Cabo Senna (Patriota) que perdeu os pais e o irmão para a Covid-19, em um intervalo de oito dias

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

"Meu pai e minha mãe eram exemplos de casal, de paz. Eram corretos e nos ensinou o que é ser uma pessoa de bem", diz Cabo Senna

Reprodução/Instagram
Mortes

O vereador de Goiânia Nataniel de Sena Soares, mais conhecido como Cabo Senna (Patriota), perdeu a mãe e um irmão, no dia 10/2, ambos vítimas da Covid-19. As mortes ocorreram na capital goiana e com menos de 4 horas de diferença entre si. O óbito da idosa foi registrado durante a madrugada do dia 10; o do filho dela, durante a manhã do mesmo dia.

Dias depois, no dia 18/2, Senna também perdeu o pai para a Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa do vereador, ao todo nove pessoas da família foram contaminadas pelo novo coronavírus. Quem estava em situação mais delicada eram Eduardo Sena, pai do vereador, e um dos irmãos, Rogério Sena, que recebeu alta no dia da morte do senhor Eduardo.

Outro vereador, Lucas Ferreira Pires Bueno, mais conhecido como Lucas Kitão (PSL), também perdeu o pai. Emival Bueno morreu por complicações da Covid-19 em 13/2, dia que completaria 64 anos.

Restrições

Com o avanço do número de casos, óbitos e ocupação de leitos por pacientes com Covid-19, a Prefeitura de Goiânia e outros 19 municípios da região metropolitana decretaram restrições severas, com o fechamentos das atividades não essenciais por sete dias. A medida está em vigor desde segunda-feira (01/2) e deve ser reavaliada após o fim do período estabelecido. 

As medidas serão reavaliadas considerando, por exemplo, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid. Apenas se esse índice não ultrapassar 70% por cinco dias consecutivos, as restrições poderão ser revistas para uma possível retomada da normalidade a atividades econômicas.

A fiscalização deve endurecer ainda mais nesta semana, já que uma força-tarefa da prefeitura intensificou os trabalhos para flagrar desrespeito às restrições mais severas decretadas para diminuir a circulação de pessoas na cidade. Só nessa segunda-feira (1º/3), 36 estabelecimentos foram notificados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?