metropoles.com

Câmara aprova cota para produções brasileiras na TV paga até 2038

Projeto sobre TV paga retorna para o Senado, pois a Câmara incluiu emenda que isenta da regra empresas com menos de 150 mil habitantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto colorida mostra plenário da câmara dos deputados MP das Subvenções recesso - Metrópoles
1 de 1 foto colorida mostra plenário da câmara dos deputados MP das Subvenções recesso - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (26/10), o projeto de lei (PL) que renova a obrigação de cota de tela para produções brasileiras na TV paga até o fim de 2038. Como o texto foi alterado, precisará retornar ao Senado Federal.

O relator, deputado federal José Guimarães (PT-CE), incorporou emenda proposta pelo deputado Marcos Soares (União-RJ). Ela exime da cota as empresas de pequeno porte, com menos de 150 mil assinantes.

A proposta não abarca cota de tela para produções nacionais em salas de cinema. A política foi criada inicialmente em 2011, terminou em setembro e agora foi renovada.

“Até 31 de dezembro de 2043, as empresas de distribuição de vídeo doméstico deverão ter um percentual anual, fixado em regulamento, de obras brasileiras cinematográficas e videofonográficas entre seus títulos, ficando obrigadas a lançá-las comercialmente”, descreve o texto.

“O Poder Executivo deverá ouvir as entidades de caráter nacional representativas das atividades de produção, distribuição e comercialização de obras cinematográficas e videofonográficas”, continua.

A obrigação é válida para canais nacionais e estrangeiros, com fiscalização da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?