Câmara: com presença dispensada por Lira, deputados cancelam comissões
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dispensou presença física dos deputados até segundo turno das eleições
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), liberou a presença dos deputados na Casa até a conclusão do segundo turno das eleições municipais. Com a oficialização da medida, diversas comissões legislativas marcadas para esta terça-feira (15/10) acabaram canceladas.
Os deputados ficam dispensados de vir a Brasília nesta semana e também na próxima, com a possibilidade de registrarem presença e votos pelo celular, de forma remota.
Lira convocou sessão semipresencial do plenário para esta terça, mas a pauta de discussão ainda não foi definida. O alagoano também não realizou a tradicional reunião de líderes, que ocorre semanalmente às terças para definir os projetos que serão votados na Casa.
Foram canceladas nesta terça:
- Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência;
- Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado;
- Comissão de Administração e Serviço Público; e
- Comissão Externa sobre Acidente Avião VoePass Linhas Aéreas – Voo 2283 – ATR-72.
A Comissão Mista de Orçamento (CMO), formada por deputados e senadores, também estava marcada para esta terça e foi transferida para quarta-feira (16/10).
A mudança teria sido feita pelo presidente do colegiado, deputado Julio Arcoverde (PP-PI), a pedido do colega AJ Albuquerque (PP-CE), relator do projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) n° 22/2024, um dos itens da pauta.