metropoles.com

Câmara avança PL de reconstrução dentária para vítimas de violência

Proposta tem como objetivo criar um programa no SUS para garantir a reconstrução dentária de mulheres vítimas de violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freepik
Mulher agachada e mão de home com punhos fechados ao lado simbolizando violência doméstica
1 de 1 Mulher agachada e mão de home com punhos fechados ao lado simbolizando violência doméstica - Foto: Freepik

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (28/11), o requerimento de urgência do projeto de lei (PL) que prevê a criação de um programa no Sistema Único de Saúde (SUS) para reconstrução dentária de mulheres vítimas de violência doméstica.

A proposta, de autoria da deputada Simone Marquetto (MDB-SP), visa garantir tratamento odontológico integral, com próteses e tratamentos estéticos, às vítimas de violência. O projeto prevê o atendimento, em especial, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados.

“A falta de acesso ao tratamento adequado gera consequências que vão além da estética, afetando a saúde física e psicológica das vítimas, além de comprometer sua reintegração social e profissional”, argumenta a deputada na apresentação da proposta.

O projeto estabelece que o Executivo deverá definir os critérios de acesso ao programa e detalhar os procedimentos de atendimento às vítimas de violência doméstica.

Para ter acesso ao programa a vítima deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência, como boletim de ocorrência ou laudos médicos que atestem os danos sofridos.

Com a urgência aprovada, a matéria não precisará passar pelas comissões temáticas da Câmara dos Deputados e poderá ter o mérito votado diretamente no plenário, o que acelera a discussão do tema.

Construindo sorrisos no DF

O programa Reconstruindo Sorrisos realizou em novembro a terceira edição na região norte do Distrito Federal de procedimentos odontológicos gratuitos. Os serviços incluem reconstrução de dentes, consultas, procedimentos de restauração e oferta de próteses dentárias.

A ação tem como objetivo atender vítimas de violência doméstica que sofreram danos dentários.

A expectativa é de que o programa abra novas vagas em dezembro e em janeiro, para atender as moradoras de Planaltina e DVO, na região sul do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?