metropoles.com

Câmara arquiva denúncia contra Fraga por fake news no caso Marielle

Conselho de Ética da Casa entendeu que não deveria levar representação adiante após pedido de desculpas do deputado do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 06/03/2018 Reunião de Segurança Local:   Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 06/03/2018 Reunião de Segurança Local: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Por 10 votos a 1, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu arquivar na tarde desta terça-feira (29/5) uma representação contra o deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Ele foi acusado de caluniar a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no último 14 de março no Rio de Janeiro.

Considerando o pedido de desculpas do político brasiliense e o arrependimento pelo ocorrido, o deputado Adilton Sachetti (PRB-MT), relator da denúncia, apresentou parecer sugerindo que o caso fosse arquivado. Ele recorreu à imunidade parlamentar para defender o colega da cassação.

Na ocasião, o deputado tripudiou da tragédia e compartilhou informações falsas sobre a vida da vítima, entre elas, que a vereadora engravidou aos 16 anos, era ex-esposa do traficante Marcinho VP, usuária de drogas e defensora do Comando Vermelho.

“Quando aconteceu o episódio, recebi uma informação, e, sem checar, reconheço o meu erro. Por confiar na fonte, repassei a notícia”. Com a repercussão, o deputado resolveu apagar a conta do Twitter. Ao procurar o perfil do parlamentar, os usuários depararam-se com a mensagem: “Desculpe, mas essa página não existe!”. Fraga também fechou a conta no Facebook.

A ação contra Fraga foi apresentada pelo PSol. A sigla pediu a cassação do mandato de Fraga ao argumentar que o deputado “abusou de suas prerrogativas constitucionais” ao divulgar no Twitter informações falsas sobre a vereadora.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?