Câmara aprova urgência para votar Consciência Negra como feriado
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrados em 20 de novembro, poderá se tornar feriado nacional
atualizado
Compartilhar notícia
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (21/11), urgência para votar o projeto de lei 3268/21, que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado nacional. A tramitação da proposta teve reforço nessa segunda (20/11) com a bancada negra da Câmara.
Atualmente, a data é feriado em menos de um terço dos municípios do país e em apenas seis estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
O deputado Damião Feliciano (União-PB), coordenador da bancada negra, falou que a unificação sobre o dia já recebeu aprovação no Senado.
Agora, resta pedir ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para o projeto entrar em pauta na Casa Baixa. A ideia é apensar o tema a um projeto de lei do deputado Valmir Assunção (PT-BA).
A Fundação Cultural Palmares também propõe a data como feriado nacional, conforme o presidente da instituição, João Jorge Rodrigues, disse ao Metrópoles.
Na entrevista, Rodrigues disse que o instituto pretende fazer um “pré-plano para a realização de um feriado nacional em 20 de novembro”.