metropoles.com

Câmara aprova urgência para PL que amplia cotas em concursos públicos

Proposta reserva 30% das vagas de concursos públicos para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra plenário da Câmara dos deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra plenário da Câmara dos deputados - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13/11), a urgência do Projeto de Lei (PL) 1.958/2021, que reserva 30% das vagas de concursos públicos federais para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

Atualmente, a Lei de Cotas estabelece a reserva de 20% das vagas em concursos para candidatos pretos e pardos. A proposta, que está em análise na Câmara dos Deputados, aumenta esse percentual e inclui povos indígenas e quilombolas.

A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), teve a relatoria da deputada Carol Dartora (PT-PR). Com a urgência aprovada, a matéria será analisada diretamente no plenário da Câmara, sem passar pelas comissões temáticas da Casa Legislativa.

“Essa inclusão representa, dentro das simbologias e práticas para a superação do racismo, um avanço do Estado brasileiro ao reconhecer que os povos indígenas, originários da terra e do território brasileiro, também devem ter reconhecido o direito à reparação histórica e à ocupação do serviço público”, argumenta Carol Dartora no parecer apresentado junto a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara.

Em maio, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se reunir com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para defender o PL das Cotas, colocada como prioritária para o governo federal.

“Essa pauta é muito importante para nós porque é um legado das políticas de promoção da igualdade racial e nós estamos comprometidas com a aprovação do novo texto”, disse Anielle na época.

A expectativa é que o mérito do projeto seja analisado no plenário da Câmara dos Deputados de segunda-feira (18/11), diante da proximidade do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), entre 1999 e 2020, houve um aumento no percentual de pretos e pardos no funcionalismo público federal, passando de 30,8% para 35,1%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?