metropoles.com

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de hidrogênio verde

Proposta traz diretrizes para a política nacional do hidrogênio de baixa emissão de carbono. Texto segue para análise do Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (28/11), um projeto de lei que regulamenta a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono no país.

O texto, de relatoria do deputado Bacelar (PV-BA), traz diretrizes sobre a política nacional do hidrogênio verde, a certificação e os incentivos para o desenvolvimento do mercado no âmbito da geração de energia.

É considerado hidrogênio verde aquele produzido a partir de fontes de energia renováveis, a exemplo da solar e eólica. A matéria agora segue para análise pelo Senado.

Na mesma sessão, o plenário aprovou requerimentos de urgência para a votação de outros três projetos ligados à pauta verde. A aprovação ocorre às vésperas da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), que começa nesta quinta-feira (30/11), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Entre os projetos que devem ser votados nesta quarta-feira (29/11), está a proposta que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). Veja as matérias encaminhadas:

  • PL 11247/18 – regulamenta a exploração de energia eólica no mar territorial brasileiro;
  • PL 2809/23 – disciplina a certificação voluntária do Lítio Verde;
  • PL 5174/23 – institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten).

Repercussão

Durante a votação do projeto de lei (PL) do hidrogênio de baixa emissão de carbono, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), falou sobre a importância da pauta sustentável e a articulação do plenário para tal. “Quando há bom senso, matérias importantes a gente vota com muita facilidade”, afirmou.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comemorou a aprovação da pauta, que é uma das prioridades da pasta. “O marco legal traz segurança jurídica e, consequentemente, conseguimos atrair mais investimentos para o país”, afirmou o ministro.

O PL tem autoria dos deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Gilson Marques (Novo-SC), e é tido como um dos passos estratégicos para a liderança do Brasil no que diz respeito à transição energética.

“Estamos falando de mais atração de investimentos, novas oportunidades e empregos, descarbonização da indústria e dos transportes, que ajudarão a criar um mercado internacional de bilhões de dólares. O Programa Nacional do Hidrogênio e o diálogo com o Legislativo são fundamentais na estratégia do Brasil para liderar a transição energética no mundo”, completou Silveira.

Relator do marco regulatório do hidrogênio, o deputado Bacelar (PV-BA) também celebrou a aprovação. “Tem o potencial de colocar o Brasil na dianteira dos países menos emissores, com uma economia forte e pujante”, afirmou Bacelar.  “O hidrogênio promete ser a chave para viabilizar a estabilidade operacional dos sistemas elétricos, e pavimentar o caminho para uma economia com baixa emissão de carbono e independente da queima de combustíveis fósseis”, explicou.

Greenwashing

agenda ambiental no Congresso, contudo, tem sido marcada por controvérsias. Uma delas é a acusação da bancada do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), de que Lira estaria promovendo “greenwashing“. A acusação seria de que ele insiste em agilizar projetos ambientais mas não executa ações favoráveis, enquanto a Câmara avança temas como o Marco Temporal das Terras Indígenas e o PL dos Agrotóxicos, como também é chamado o chamado PL do Veneno, de nº 1459/22.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?