metropoles.com

Câmara aprova projeto que cria Letra de Crédito do Desenvolvimento

Letra de Crédito poderá ser oferecida pelo BNDES e outros bancos. Projeto dá à LCD o limite de R$ 10 bi anuais por instituição emissora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Luiz Souza/NurPhoto via Getty Images
Imagem da fachada do prédio do BNDES, no Rio de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Imagem da fachada do prédio do BNDES, no Rio de Janeiro - Metrópoles - Foto: Luiz Souza/NurPhoto via Getty Images

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (14/5), um projeto de lei que cria a Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD). O texto foi aprovado por 339 votos contra 91 e agora segue para o Senado.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos que poderão emitir os títulos, além de outros bancos de desenvolvimento autorizados pelo Banco Central.

De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei 6235/23 dá à LCD o limite de R$ 10 bilhões anuais por instituição emissora. Os recursos poderão ser direcionados para micro, pequenas e médias empresas.

A LCD terá, conforme o texto, funcionamento e benefícios semelhantes aos das LCAs e das letras de crédito imobiliário (LCIs). As letras de crédito consistem na compra de um título pelo investidor em um banco. O valor é emprestado pela instituição financeira para o setor econômico correspondente ao nome do papel.

O principal benefício das letras de crédito é a isenção da cobrança do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) para pessoa física residente ou domiciliada no Brasil ou no Exterior, exceto em paraísos fiscais.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, agradeceu, em nota divulgada à imprensa, o empenho do presidente da Câmara Arthur Lira e do ministro da Fazenda para a aprovação da medida.

“Apesar de representar apenas cerca de 0,7% do estoque dos demais instrumentos existentes, a LCD será fundamental para baratear o crédito e para impulsionar a indústria”, disse o presidente do BNDES.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?