metropoles.com

Câmara aprova projeto que cria banco de DNA de pedófilos

Iinformações genéticas devem ser usadas apenas para os crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Foto ilustrativa
Mão sobre vidro
1 de 1 Mão sobre vidro - Foto: iStock/Foto ilustrativa

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou projeto de lei que possibilita a criação de um banco de dados com o DNA de autores de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes. A proposta foi apresentada por CPI, presidida pela deputada Erika Kokay (PT-DF), a partir de investigaçõesde denúncias de turismo sexual e exploração de menores em 2014.

O projeto de lei especifica que o banco de informações genéticas deve ser usado apenas para os crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. Isso aumentaria as chances de identificação e punição de pedófilos.

“As estatísticas sobre a exploração sexual de jovens são vergonhosas e humilhantes para a nossa sociedade, sobretudo quando consideramos o descaso e a falta de interesse de autoridades que deveriam estar empenhadas no combate a esses crimes”, justifica o texto.

O PL 8041/14 considera que a burocracia nos meios de investigação e coleta de provas é um dos grandes entraves para a punição dos criminosos. Sendo assim, a identificação do explorador sexual requer “um aprimoramento cada vez maior, inclusive diante da criatividade criminosa utilizada pelos pedófilos para despistar a polícia”.

O relator, deputado Felício Laterça (PSL-RJ), acredita que a medida reforça a proteção de menores contra crimes de  abuso sexual: “Faz-se necessário aprimorar os mecanismos de investigação no sentido de facilitar a identificação e, consequentemente, a punição de pedófilos”.

O texto ainda será analisado por outras comissões, incluindo a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). que verifica a constitucionalidade da matéria. Em seguida, o projeto de lei deve ir para o plenário da Câmara dos Deputados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?