Câmara aprova PL que declara Dia da Consciência Negra feriado nacional
Projeto de lei torna feriado nacional o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Falta a sanção de Lula
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29/11), o projeto de lei que declara feriado nacional o dia 20 de novembro, dedicado ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), teve regime de urgência aprovada no dia 21 de novembro. O texto foi aprovado com 286 votos favoráveis, 121 contra e duas abstenções. Como já tinha passado pelo Senado, a matéria agora segue para sanção presidencial.
O texto é defendido pelo bancada negra da Câmara. A Fundação Cultural Palmares também propõe a data como feriado nacional, conforme o presidente da instituição, João Jorge Rodrigues, disse ao Metrópoles.
A relatora do projeto, Reginete Bispo (PT-RS) defendeu a aprovação. “Nossa legislação prevê um número reduzido de feriados nacionais. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história. Se uma dessas datas não faz referência direta à população negra, é óbvio que nossa história estará sendo muito mal contada”, defendeu.
“O estabelecimento desta data como feriado nacional é de grande relevância para que essa parcela da sociedade, que representa mais da metade de nossa população, receba mais um aceno público e oficial de sua importância para o Brasil”, completa.
A oposição se colocou contra a proposta argumentando que alguns estados e municípios já adotam a data, além de haver outros dois feriados nacionais durante o mês de novembro.
Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em menos de um terço dos municípios do país e em apenas seis estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.