metropoles.com

Câmara aprova PL de incentivo à visitação de unidades de conservação

Proposta do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) foi discutida junto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Túlio Gadêlha
1 de 1 Túlio Gadêlha - Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17/12), o projeto de lei (PL) que cria a Política Nacional de Visitação a Unidades de Conservação, do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE). Agora, a proposta segue para o Senado Federal.

A matéria visa fortalecer o turismo ecológico e sustentável no Brasil, com foco nas unidades de conservação, por meio de um fundo privado para financiar e apoiar a visitação.

O texto ainda estabelece a infraestrutura que essas unidades devem conter, como trilhas, centros de visitantes, museus, banheiros, mirantes e pontes. Tudo isso deve ser adotado como uma forma de incentivar atividades de recreação ecológica e turismo.

Túlio cita no projeto outras unidades de conservação onde o turismo ecológico é uma das fontes de renda das comunidades locais, como o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o Parque Nacional de Foz do Iguaçu, no Paraná.

“Nessas unidades, a visitação se dá em harmonia com o ambiente natural, gerando recursos para pesquisa e conservação, bem como para o desenvolvimento social das comunidades do entorno. Por isso, garantir a segurança, a acessibilidade e a infraestrutura adequada nas unidades é um passo essencial para promover o turismo ecológico e sustentável no Brasil”, defende o deputado.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou da elaboração da proposta. Ela esteve na Câmara dos Deputados no final de novembro para se reunir com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o deputado Túlio Gadêlha.

A matéria contou com a relatoria do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), tido como o principal candidato para substituir Arthur Lira no comando da Câmara. O deputado paraibano conta com o apoio do próprio Lira e as maiores bancadas da Casa Legislativa, como o PL e o PT.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?