metropoles.com

Câmara aprova MP das Vacinas sem o “termo de consentimento”

Medida autoriza Brasil a aderir à aliança internacional Covax Facility, de acesso ao imunizante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Najara Araujo/Câmara dos Deputados
Plenário-vazio_Najara Araujo-Câmara dos Deputados_
1 de 1 Plenário-vazio_Najara Araujo-Câmara dos Deputados_ - Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (18/12), por acordo, a Medida Provisória nº 1.003, de 2020, que autoriza a adesão do Brasil à aliança global coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O grupo reúne governos e fabricantes para garantir o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 e o acesso igualitário a ela, chamado de Covax Facility. Texto segue para análise no Senado Federal.

O relatório de Geninho Zuliani (DEM-SP) foi apresentado sem o polêmico “termo de consentimento”, anunciado pelo parlamentar após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na última terça-feira (15/12). Contudo, posteriormente, o deputado desistiu de incluir.

Dos 10 destaques apresentados, três foram aprovados, por votações simbólicas. Um deles, do PDT, alterou o texto para estabelecer a obrigatoriedade da aquisição das vacinas aprovadas por agências estrangeiras de saúde, equivalentes à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outra emenda, da Cidadania, insere no relatório a vedação a qualquer possibilidade de cobrança de assinatura de termo de consentimento para a vacinação contra a Covid-19. E uma, do PT, pede a inclusão da Administración Nacional De Medicamentos, Alimentos Y Tecnología Médica (ANMAT), agência equivalente à Anvisa da Argentina, entre as instituições estrangeiras que poderão servir de parâmetro para a importação excepcional de vacinas ou insumos médicos para combate ao surto de Covid-19 no Brasil.

A medida também autoriza o governo brasileiro a colocar recursos na iniciativa global, com a garantia de compartilhamento de riscos e aquisição de vacinas.

“A adesão do Brasil ao Instrumento Covax Facility possibilitará ao país a compra de vacinas para garantir a imunização de 10% da sua população até o final de 2021, o que permite a imunização de populações consideradas prioritárias”, diz a mensagem, em anexo à MP.

6 imagens
Despacho interno da SES pede celeridade em licitação
Mais de 500 doses foram descartadas por conta do ocorrido
Nesta quinta-feira (21/1), a Índia forneceu gratuitamente 1 milhão de doses da vacina para o Nepal. Butão e Maldivas também receberam o imunizante indiano
Vacinação no Reino Unido
1 de 6

Aaron Chown - WPA Pool/Getty Images
2 de 6

Despacho interno da SES pede celeridade em licitação

Pixabay
3 de 6

Mais de 500 doses foram descartadas por conta do ocorrido

Pixabay
4 de 6

Nesta quinta-feira (21/1), a Índia forneceu gratuitamente 1 milhão de doses da vacina para o Nepal. Butão e Maldivas também receberam o imunizante indiano

Daniel Schludi/Unsplash
5 de 6

Sputnik Vaccine/Divulgação
6 de 6

Vacinação no Reino Unido

Owen Humphreys - Pool / Getty Images

A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Gavi Alliance e da Coalização para Inovações em Preparação para Epidemia (CEPI), que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19, a partir da alocação global de recursos, para que todos os países aderentes à iniciativa tenham acesso igualitário à imunização.

Novas agências

Zuliani incorporou, em seu relatório, novas agências a serem consideradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além das quatro iniciais: Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos; European Medicines Agency (EMA), da União Europeia; Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA), do Japão; e National Medical Products Administration (NMPA), da China.

Com o novo texto, estão inclusas Health Canadá; The Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency (MHRA), do Reino Unido; Korea Disease Control And Prevention Agency (KDCA), da Coreia do Sul; e Ministry of Health of the Russian Federation.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?