metropoles.com

Câmara aprova “Lei Taylor Swift” contra o cambismo digital

Proposta prevê detenção de 1 a 2 anos e multa para quem vender ingresso como cambista em eventos esportivos, shows e apresentações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management
Imagem da cantora Taylor Swift durante show no Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem da cantora Taylor Swift durante show no Brasil - Metrópoles - Foto: Buda Mendes/TAS23/Getty Images for TAS Rights Management

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (24/4), o aumento da punição para a venda de ingressos por cambistas. A proposta é batizada como “Lei Taylor Swift”, após polêmica envolvendo a venda de entradas para o show da cantora no Brasil no ano passado. O texto segue para o Senado.

A proposta é um substitutivo do relator Luiz Gastão (PSD-CE) ao projeto de lei (PL) 3115/23, do deputado Pedro Aihara (PRD-MG).

O texto prevê a detenção de 1 a 2 anos e multa igual a 100 vezes o valor do ingresso para quem vender entrada por preços superiores aos fixados pela organização de eventos esportivos, musicais ou teatrais.

A redação ainda assegura que, em casos de apreensão, os ingressos serão reintegrados à bilheteria oficial do evento, e o valor correspondente às entradas deverá ser direcionado ao Fundo de Defesa dos Direitos do Consumidor.

O projeto original argumenta que a tecnologia ampliou a prática do cambismo digital, o que viola os direitos dos consumidores em eventos de diversão e lazer.

Show da Taylor Swift

A proposta avançou depois que fãs da cantora pop reclamaram nas redes sociais que os ingressos para o show esgotaram rapidamente. Taylor Swift se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo, em novembro de 2023.

No dia dos eventos, os fãs reclamaram que os cambistas vendiam ingressos com preços abusivos nas portas dos estádios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?