metropoles.com

Câmara aprova atualização na Política Nacional do Turismo

Uma das mudanças é a permissão para que crianças e adolescentes se hospedem em hotéis com qualquer parente adulto sem autorização dos pais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Getty Images
Imagem colorida de avião decolando com o pôr do sol no fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de avião decolando com o pôr do sol no fundo - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Getty Images

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28/8), um projeto de lei que atualiza a Política Nacional do Turismo. Uma das mudanças afeta as normas de responsabilização de agências e a flexibilização de regras de hospedagem, além de revogar legislações anteriores consideradas obsoletas.

A proposta aprovada na Casa Legislativa é um substitutivo do Senado Federal. O texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um dos pontos do texto é a reabertura da possibilidade de empréstimos garantidos pelo Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac) para companhias aéreas. Atualmente, os recursos do mecanismo são geridos de forma integral pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Outro destaque da proposta é a autorização para que crianças e adolescentes se hospedem em hotéis com qualquer parente adulto, sem apresentação de uma autorização dos pais, no entanto será necessário comprovar o parentesco por meio de documento.

Para garantir a proteção dessas crianças, a matéria estabelece que os locais de hospedagem exibam mensagem contra a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes, conforme a legislação vigente.

Além disso, a proposta inclui a promoção de Parcerias Público-Privadas (PPPs) como uma forma de desenvolvimento da atividade turística no Brasil. Essas parcerias poderão atuar no investimento de infraestrutura turística e na qualificação de profissionais e serviços turísticos.

Governo federal

A aprovação da proposta foi comemorada pelo governo federal. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o fornecimento de crédito por meio do Fnac é fundamental para a renovação da frota de aeronaves.

“O financiamento das companhias aéreas é fundamental para ampliar a frota de aeronaves no país e o número de voos e passagens ofertadas. Isto faz com que o custo operacional das empresas caia e, consequentemente, caia ainda mais o valor da tarifa”, disse o ministro.

A estimativa do Ministério de Portos e Aeroportos é que Fnac permitirá o financiamento de aproximadamente R$ 5 bilhões para as empresas aéreas em operação regular no país.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, também celebrou a aprovação da proposta. “O BNDES, como instituição sólida, transparente e com longo histórico de promoção do desenvolvimento do país, será o agente financeiro do FNAC. Uma demonstração de confiança e de reconhecimento da importância do Banco para a gestão desse Fundo, que irá contribuir com agenda de manutenção, aquisição de combustível sustentável de aviação (SAF) e que vai impulsionar operações do setor de maneira sustentável, gerando desenvolvimento, emprego e renda no Brasil.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?