metropoles.com

Calúnia e difamação: STF forma maioria para tornar Gustavo Gayer réu

Senador Vanderlan moveu ação contra Gustavo Gayer. Deputado divulgou vídeo acusando senadores de terem sido comprados para eleger Pacheco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Bolsonaro Marçal Gustavo Gayer
1 de 1 Bolsonaro Marçal Gustavo Gayer - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) réu por calúnia e difamação. O julgamento acontece de forma virtual desde o dia 25 de outubro.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou a favor de tornar Gayer réu. Os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia acompanharam o voto do relator. Falta o voto do ministro Luiz Fux.

O caso se refere a uma queixa-crime apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD) contra Gayer pela prática de calúnia por quatro vezes e difamação por três vezes.

Gayer é acusado desses crimes por conta de um vídeo que publicou no Instagram, em fevereiro de 2023, dizendo que senadores foram comprados, ameaçados e pressionados para votar em Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência do Senado.

Em um dos trechos do vídeo, Gayer ataca Vanderlan pessoalmente: “Em Goiás, Vanderlan Cardoso e Kajuru, dois vagabundos que viraram as costas para o povo em troca de comissão, não é não, Vanderlan?”.

No texto de seu voto, Moraes escreveu que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão” e que não há liberdade para a “propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?