metropoles.com

Calor e festas de fim de ano elevam conta de luz; veja como economizar

ONS estima aumento no consumo de energia elétrica em dezembro, o que pode influenciar o valor final da conta de luz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metrópoles
Energia, luz, dinheiro - aumento na conta de luz cashback - Metropoles
1 de 1 Energia, luz, dinheiro - aumento na conta de luz cashback - Metropoles - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Com a chegada do fim do ano, já é possível ver as fachadas das casas e dos estabelecimentos comerciais iluminadas pelos tradicionais pisca-piscas de Natal. É preciso tomar cuidado, contudo, para que a decoração não vire um problema na hora da chegada da conta de luz. As festas de Natal e de Ano-Novo, assim como as férias, costumam demandar maior consumo de energia elétrica e, consequentemente, elevam o valor final do gasto.

Outro fator que pode pressionar o aumento da tarifa são as temperaturas intensas que atingem o país. O fim de semana vai ser marcado pelas altas temperaturas decorrentes de nova onda de calor, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que algumas cidades registrem temperaturas próximas aos 42ºC, potencial recorde para dezembro.

Nesse sentido, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima aceleração de 11,3% para a demanda de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) neste mês. As informações constam em boletim divulgado nessa sexta-feira (15/12).

“A análise da demanda de carga considera fatores como as temperaturas médias esperadas para os próximos dias, que tendem a subir com a chegada do verão, no dia 22. Os percentuais comparam os resultados estimados para fim de dezembro, considerando o mesmo período do ano passado”, informou o ONS.

Durante última onda de calor, em novembro, o país bateu recorde na demanda por energia, de acordo com dados do SIN. O sistema atingiu a demanda de 101.475 megawatts (MW).

Além disso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, que mede a inflação no país, registrou alta no valor da conta de luz, no último mês, puxada principalmente por reajustes em Goiânia, Brasília, São Paulo e Porto Alegre.

6 imagens
Para enfrentar o calor, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia
DF bateu recorde de temperatura mais quente do ano
Calor
Calor no DF no dia 23 de setembro
1 de 6

Termômetro marca 41°C enquanto trabalhadores fazem o serviço em São Paulo

William Cardoso/Metrópoles
2 de 6

Para enfrentar o calor, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 6

DF bateu recorde de temperatura mais quente do ano

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 6

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 6

Calor

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 6

Calor no DF no dia 23 de setembro

@igoestrela/Metrópoles

Especialistas ouvidos pelo Metrópoles lembram que, além da onda de calor, a chegada do verão deve elevar o consumo de energia. “Nós temos essa tendência de ligar mais frequentemente aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, aumentar a potência da geladeira para manter os nossos alimentos refrigerados. Então, essa relação é bem conhecida e tende a gerar uma demanda, um aumento no consumo, que pode chegar de 15% a 20%”, analisa Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do Movimento Circular e doutor em Educação e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP).

Impulsionado pelo calorão, o preço do ar-condicionado registrou alta de 4,2%, a maior para o produto em meses de novembro desde 1994, ano que deu início ao real, de acordo com o IPCA. No acumulado do ano, até novembro, o preço do item avançou 13,97% – no mesmo período, o índice geral de inflação registrou variação de 4,04%.

A boa notícia é que, neste ano, o país não tem enfrentado a escassez hídrica, que também causaria impacto na tarifa de energia devido à necessidade da diminuição do uso de usinas hidrelétricas e acionamento das termoelétricas.

“Uma vez que a gente começa a utilizar termoelétrica, queimar carvão, queimar derivados de petróleo, há uma tendência de a conta aumentar ainda mais. É daí que vem, justamente, as bandeiras amarela e vermelha que todo mundo conhece bem na hora de pagar a sua conta”, ressalta Grandisoli.

Como economizar

O especialista em finanças e investimentos Hulisses Dias também destaca que as festividades acarretam em maior uso de aparelhos eletrônicos, a exemplo das luzes de Natal e equipamentos de refrigeração para conservar alimentos.

A dica é utilizar lâmpadas de LED de baixo consumo, desligar luzes em ambientes desocupados e aproveitar a luz natural sempre que possível. “Adicionalmente, desativar aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso e substituir eletrodomésticos por modelos mais eficientes são medidas que contribuem significativamente para economia de energia”, ensina.

“Em relação ao ar-condicionado, fazer a limpeza do equipamento e manter a temperatura entre 20ºC e 23ºC aumenta a eficiência do aparelho”, completa o especialista.

Grandisoli lembra que as lâmpadas de LED, além de serem econômicas, geram menos calor nos ambientes, o que também reduz a demanda por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. “É importante a gente sempre controlar muito bem a temperatura do ambiente para que fique confortável, e não necessariamente gelado. Isso ajuda muito a controlar não só a demanda, mas também a a conta de luz do consumidor no fim do dia”, pontua.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?