metropoles.com

Calor e chuva: temperatura vai aumentar até 5ºC esta semana. Entenda

Onda de calor é a 9ª a ocorrer no país neste ano. O fenômeno tem relação com o aumento da temperatura do Pacífico, o El Niño

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metropoles
Dia quente e calor no rio de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Dia quente e calor no rio de janeiro - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metropoles

A partir de quinta-feira (14/12), nova onda de calor atingirá 15 estados e o Distrito Federal. O fenômeno — caracterizado pela elevação da temperatura em até 5ºC acima da média por três a cinco dias seguidos — deve durar até domingo (17/12).

A 9ª onda de calor registrada neste ano deve ter menor duração do que as anteriores. Além disso, devido à proximidade com o verão, a elevação da temperatura deve ser acompanhada por pancadas de chuvas.

“Essa onda de calor não significa que não vá chover. Vão ter chuvas que podem vir na forma de temporais, bem localizados, com pancadas, trovoadas e rajadas de vento”, diz a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos.

Segundo o instituto, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade ao longo da atmosfera é comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte, principalmente entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

4 imagens
1 de 4

Calor

Aline Massuca/Metropoles
2 de 4

Ritthichai/Getty Images
3 de 4

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Igo Estrela/Metrópoles

Estados sob alerta

O Inmet alertou, nessa terça-feira (12/12), para a ocorrência de uma onda de calor entre quinta e domingo (17/12). O alerta é laranja, o que representa um grau de perigo. De acordo com o órgão, o fenômeno atingirá 16 unidades da Federação.

Confira quais:

  • Bahia;
  • Distrito Federal;
  • Espírito santo;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Mato Grosso;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Piauí;
  • Rio de Janeiro;
  • Rio Grande do Sul;
  • Rondônia;
  • Santa Catarina;
  • São Paulo;
  • Tocantins.

As ondas de calor que atingiram o país este ano têm relação com o El Niño, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média nas águas do Oceano Pacífico Equatorial. De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, projeta-se que o pico do El Niño ocorra entre dezembro e janeiro e que começará a diminuir em fevereiro.

“Uma onda de calor é dada quando as temperaturas ficam de três a cinco dias com as temperaturas acima de 5ºC em relação à sua climatologia”, descreve.

Além disso, a ocorrência de eventos extremos, como as ondas de calor, tem influência do aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.

Durante a última onda de calor, que se estendeu no período de 9 a 19 de novembro, a cidade mineira de Araçuaí, localizada a pouco mais de 670 km da capital do estado, registrou a maior temperatura já aferida na história do Brasil.

De acordo com o instituto, a cidade alcançou 44,8°C em 19 de novembro, a maior temperatura já registrada no país. Até então, o recorde era de Bom Jesus, no Piauí, onde os termômetros bateram 44,7°C em 21 de novembro de 2005.

Previsão

O Inmet projeta que as temperaturas podem passar da casa dos 40ºC em diversas cidades brasileiras. De acordo com previsão do instituto, no sábado (16/12), ao menos três capitais brasileiras devem registrar temperatura de 39ºC: Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS).

Confira a previsão:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?