Calor acima da média e mais chuvas. Veja como será o clima em novembro
A previsão do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) aponta que regiões podem ter temperaturas médias acima dos 28ºC
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de novembro será um período marcado pela continuidade das chuvas e calor acima da média em boa parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe possibilidade de grande parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste registrarem dias com temperaturas elevadas.
A previsão aponta que os termômetros de grande parte do país registrarão temperaturas elevadas, principalmente em áreas do norte das regiões Norte e Nordeste, onde as temperaturas médias poderão ultrapassar os 28ºC.
Em algumas regiões do Sudeste e Sul, são esperadas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média. Nestes casos, os seguidos dias chuvosos podem amenizar o calor.
As chuvas que marcaram outubro também devem seguir no penúltimo mês do ano. O Inmet traz que grande parte do Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima, noroeste e sudeste do Amazonas devem registrar precipitações acima da média.
Em grande parte da região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, bem como o sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica.
Agricultura
O Inmet traz que a previsão de pouca chuva para o nordeste da região amazônica e grande parte da região Nordeste deve-se a uma redução dos níveis de umidade do solo, principalmente na região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
No Centro-Oeste e Sudeste, a previsão de chuvas mais regulares vai favorecer o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. As precipitações vão ajudar na recuperação dos níveis de umidade no solo.
No Sul, a previsão é de chuvas próximas à média histórica, e os níveis de umidade no solo permanecerão elevados e podem beneficiar os cultivos de inverno que se encontram na fase de enchimento de grãos, assim como o desenvolvimento da safra 2024/2025.