Preparem o copo d’água, o ventilador e o ar-condicionado. A perspectiva é que o restante desta semana seja marcado por um calor daqueles. Dez unidades federativas devem enfrentar temperaturas acima dos 40°C. Municípios da Região Centro-Oeste se destacam e podem registrar temperaturas de até 43°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para cinco estados na manhã desta quarta-feira (8/11), por conta de uma possível exposição de risco à saúde dos brasileiros. As temperaturas estarão até 5°C acima da média por até três dias. Os estados afetados neste caso são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Há ainda o registro de baixa umidade em mais unidades federativas, também na categoria de alerta amarelo. A umidade nesses lugares deve variar de 30% a 20%, e proporcionar um baixo risco de incêndios, como Paraná, Distrito Federal e Bahia.
Ao todo, estados de quatro regiões do país podem registrar temperaturas de 3°C a 5°C acima da média. E existe a possibilidade de inúmeras cidades registrarem temperaturas acima dos 40°C.
Confira os 10 estados mais afetados pelo calor intenso:
- Mato Grosso;
- Tocantins;
- Bahia;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- São Paulo; e
- Rio de Janeiro.
Recorte por região
Norte e Nordeste: há a sensação de panela de pressão, com um calor abafado, e registros de temporais. O Inmet chegou a registrar, inclusive, um alerta amarelo, devido ao tempo seco, para os estados de Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Maranhão.
Sudeste e Centro-Oeste: calor intenso, com registros de chuva em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de tempo seco em Goiás, no Distrito Federal e na Região Sudeste.
Sul: possibilidade de chuva, exceto pelo tempo seco no Paraná.