Brasil fervendo: 10 capitais devem registrar mais de 35ºC neste sábado
País está em alerta laranja pelo excesso de temperaturas devido à onda de calor. Próxima semana, porém, deverá ser de chuva intensa
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil entrou em sua nona onda de calor do ano na última quinta-feira (14/12). Neste sábado (16/12), ainda na manhã, os termômetros já registraram temperaturas acima dos 30ºC em 10 capitais. A previsão e de que até as 15h ocorram picos de 40ºC em Porto Alegre (RS) e de 42ºC em Cuiabá (MT).
Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Palmas (TO), Teresina (PI) e Boa Vista (RR) também estão com temperaturas altas e devem registrar mais de 35ºC à tarde.
A onda de calor atinge quase toda a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte dos estados do Norte e Nordeste. Em toda esta zona, as temperaturas estarão 5ºC acima da média histórica registrada. Veja a lista completa de cidades atingidas no site do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet).
O calor se intensifica por que o país está sendo afetado por um sistema de alta pressão atmosférica. O fenômeno, além de elevar as temperaturas, reduz a umidade, com a umidade relativa do ar em cerca de 20% em capitais como Brasília, o que pode aumentar o risco de desidratação e de incêndios florestais.
Quando acaba?
A previsão é de que as temperaturas só arrefeçam pelo país no domingo (17/12). As chuvas devem chegar apenas na segunda-feira (18/12) e com maior intensidade no Mato-Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul.
“A próxima semana será de chuvas intensas, mas neste final de semana temos possibilidade de registrar novos picos de temperatura máxima com esta masa de ar quente que avançou por toda a região Centro-Sul”, explica o meterologista Kleber Ataide, do Inmet.