Caldas Novas libera máscara em local fechado e autoriza lotação máxima
Bares, restaurantes, hotéis, clubes e pousadas poderão atingir 100% de lotação. Medida vai além do que foi estipulado pelo governo estadual
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O principal destino turístico de Goiás, a cidade de Caldas Novas, anunciou nessa quinta-feira (11/3) a liberação do uso de máscara em locais abertos e fechados. De quebra, a prefeitura local ainda autorizou a lotação máxima em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, hotéis e pousadas, que vinham funcionando em esquema parcial.
A prefeitura local editou e publicou novo decreto que estabelece a retomada da vida normal na cidade. Ele tem validade por tempo indeterminado. Os únicos locais onde segue obrigatório o uso de máscara são em hospitais e demais unidades de saúde públicas ou privadas.
A cidade alega que está seguindo orientação do Governo de Goiás, cuja Secretaria de Estado da Saúde (SESGO) anunciou, na quarta-feira (9/3), a liberação do uso de máscara em locais abertos, a partir de segunda-feira (14/3). A decisão da pasta, no entanto, possui algumas regras limitadoras.
Mais amplo
O decreto de Caldas Novas vai além ao liberar o uso até em locais fechados, algo que não é contemplado na nota técnica divulgada pela SESGO. O governo estadual estipulou que a liberação, mesmo em locais abertos, só vale para municípios que já vacinaram, pelo menos, 75% da população acima de 5 anos.
Caldas se enquadraria nessa regra, pois já vacinou 78,1% da população nessa faixa etária. O prefeito Kleber Marra, no entanto, que já teve Covid-19 duas vezes, optou por ampliar a decisão localmente.
Segundo ele, o uso fica facultativo em todos os locais da cidade, a partir de então, e a prefeitura continuará monitorando os números de registros de novos casos da Covid para ver se será preciso reavaliar a medida.
No início deste ano, com a chegada da variante Ômicron, a cidade subiu de dois casos ativos da doença para mais de 200, em questão de dias.
Rio Quente tomou a mesma decisão
Na vizinha Rio Quente (GO), outro destino turístico tradicional, a prefeitura também decidiu pela desobrigação do uso de máscara de proteção em locais abertos e fechados, indo além do estipulado em âmbito estadual.
Até então, 81,89% da população local, acima de 5 anos, já foi vacinada com duas doses ou dose única da vacina contra a Covid. A prefeitura atribui a decisão à redução significativa do número de casos da doença.
O decreto publicado no município libera, também, assim como em Caldas Novas, a lotação máxima em estabelecimentos, clubes e hotéis, além de suspender a restrição de horário de funcionamento nesses locais.