Caldas Novas amplia ocupação de hotéis e libera eventos na cidade
Município flexibilizou atividades comerciais consideradas não essenciais, incluindo shows, solenidades e eventos de formatura
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A prefeitura da cidade de Caldas Novas, um dos principais destinos turísticos de Goiás, publicou um novo decreto nessa sexta-feira (21/5) que amplia a flexibilização das atividades comerciais consideradas não essenciais, além de autorizar eventos de formaturas, shows e solenidades. As medidas restritivas haviam sido determinadas com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19.
“A exemplo da capital do estado, Goiânia, Caldas Novas inicia o processo de retomada dos eventos, seguindo todas as regras de distanciamento social e medidas sanitárias para o controle do contágio da Covi-19″, diz prefeitura.
Ver essa foto no Instagram
O município estendeu o horário de funcionamento de bares e restaurantes na cidade até às 2 horas e, com 75% da capacidade de lotação do local, mesmo percentual de ocupação permitido para hotéis, flats e similares. Já as brinquedotecas podem ser reabertas com o limite de 50% da capacidade.
Em relação às escolas, o decreto autoriza que a instituições de ensino funcionem com 50% da capacidade nas salas de aula e em modalidade híbrida. A prática esportiva individual e coletiva, incluindo o funcionamento das atividades privadas de prestação de serviço em quadras poliesportivas, fica liberada das 6h às 23h59.
O decreto permite ainda a realização de competições esportivas, campeonatos, jogos e amistosos sem a presença do público. As academias, box de crossfit, clínicas de fisioterapia e estúdio de pilates podem funcionar com capacidade máxima de 75%, entre 6h e 23h59.
Aparecida de Goiânia
O município de Aparecida de Goiânia, o segundo maior do estado, localizado na região metropolitana da capital, foi outro que afrouxou as medidas restritivas contra a Covid-19. A prefeitura da cidade autorizou a reabertura de cinemas, teatros, parques de diversão, museus e bibliotecas, desde que respeitados os protocolos sanitários contra a doença.
Para os cinemas e teatros, a cada sessão, será necessário respeitar um intervalo mínimo de 45 minutos para a higienização do local, que poderá receber apenas 30% da capacidade total. Já em museus e bibliotecas, a desinfecção deve ser feita durante e após o horário de funcionamento, garantindo o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.
Em todos os locais, segue a obrigatoriedade do uso de máscaras.
De acordo com a prefeitura de Aparecida, a decisão, publicada na última quinta-feira (20/5), foi possível diante a redução do número de casos na cidade. “Nós temos 146 leitos de UTI, com apenas 46 ocupados. O sistema de saúde em Aparecida de Goiânia não está sendo pressionada nesse momento pela procura. Com relação à testagem, estamos conclamando a população para que faça, que é nossa principal estratégia de combate”, disse o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, ao G1.
Caso o estabelecimento descumpra as normas estabelecidas, a fiscalização pode interditar o local, além de aplicar multa. Em casos mais extremos, a licença de funcionamento pode ser cassada.