Caixão de Iris Rezende chegou ao som de berrante no local do velório
Um grande cortejo seguiu o caixão do ex-governador, no trajeto do aeroporto de Goiânia ao Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O caixão do ex-governador de Goiás Iris Rezende (MDB) chegou ao som de berrante ao Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, na tarde desta terça-feira (9/11). O político morreu aos 87 anos, depois de mais de três meses internado para tratar um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
O cortejo saiu do hangar do estado e chegou às 15h15 ao local do velório. A viatura dos bombeiros parou em frente ao palácio e, no momento de descida do caixão, o berranteiro Jota Carreiro começou a tocar o instrumento musical.
Veja o vídeo:
Nascido em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, Jota é presidente da Federação dos Carreiros e líder dos carroceiros em Goiás.
“Vim para prestar uma homenagem. Nós dois tínhamos combinado um circuito goiano de corrida de carroça, em dezembro deste ano. Ele iria participar”, conta Jota.
Apoio
Logo após a homenagem, Jota deixou o local do velório. O berranteiro, de 57 anos, lembrou do apoio que Iris deu aos carroceiros durante a última gestão na Prefeitura de Goiânia.
Um projeto de lei que tramitava na Câmara Municipal visava proibir a tração animal na cidade. Por 12 a 9, a proposta foi negada, graças ao apoio e à intervenção de Iris, segundo Jota.
O circuito goiano de corrida de carroça será realizado no próximo mês, em Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiânia, com participação de carroceiros de todo o Brasil.
Internação
Iris estava internado no Hospital Vila Nova Star em São Paulo. No sábado (6/11), ele foi intubado para tratar uma infecção pulmonar. O caixão foi transportado até Goiânia em voo que saiu do Aeroporto de Congonhas na manhã desta terça.
O ex-governador passou mal em seu escritório, em Goiânia, no dia 6/8 deste ano, e passou por uma cirurgia, depois de ter sido diagnosticado um acidente vascular cerebral.
À época, a equipe médica avaliou como positiva a intervenção cirúrgica. Iris precisou ser intubado. Posteriormente, foi extubado. Saiu da unidade de terapia intensiva e chegou a ir para o quarto, no dia 12 de agosto.
Na mesma tarde do dia 31 de agosto, Iris Rezende foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, na capital paulista, onde permaneceu desde então. De lá para cá, teve melhoras e pioras no quadro.
Líder histórico
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.
Rezende iniciou a trajetória política como líder estudantil, no fim dos anos 1950. Ocupou os postos de ministro da Agricultura, no governo Sarney, e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ele também exerceu os cargos de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
Além disso, foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e que morreu por complicações da Covid-19 em janeiro deste ano.