Caixa pede mais prazo para liberar empréstimo ligado ao Auxílio Brasil
Segundo o banco, ministério sinalizou que vai aceitar pedido para ampliar prazo. Medida ocorre após solicitação de explicações do TCU
atualizado
Compartilhar notícia
A Caixa Econômica Federal solicitou ao Ministério da Cidadania nesta terça-feira (25/10) um prazo maior – de cinco dias – para liberar crédito consignado vinculado ao Auxílio Brasil. Atualmente, o prazo é de 48 horas.
Segundo o banco informou ao Metrópoles, o Ministério aceitou o pedido de ampliação do prazo, mas ainda não houve a comunicação oficial. Apesar do aumento do prazo, isso não altera os pedidos do crédito, que podem continuar a ser feitos pelos beneficiários do auxílio.
A solicitação da Caixa por mais prazo ocorre durante as 24 horas de suspensão da liberação do empréstimo, após pedidos de esclarecimentos do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o crédito consignado. A liberação do crédito foi suspensa na noite dessa segunda-feira (24/10).
Viés eleitoral
O pedido de esclarecimentos do TCU, via ministro Aroldo Cedraz, ocorreu após provocação da subprocuradoria-geral do Ministério Público.
O subprocurador-geral do MP Lucas Rocha Furtado avaliou a possibilidade de uso “meramente eleitoral” do crédito consignado, “em detrimento das finalidades vinculadas ao branco”.
Na ocasião, ele pediu que o TCU adote medida que suspenda “novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto”.