Caixa d’água que caiu em GO tinha altura de um prédio de 10 andares
Reservatório tinha entre 25 e 30 metros de altura, estava com 600 mil litros de água, quando caiu, e abastecia 18 bairros de Senador Canedo
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A caixa d’água que desabou e aterrorizou a população do bairro Parque Industrial, em Senador Canedo (GO), na manhã desta quinta-feira (8/7), tinha entre 25 e 30 metros de altura, segundo a prefeitura da cidade. A dimensão é semelhante a de um prédio de 10 andares.
Quatro residências foram atingidas pelo desabamento e um jovem de 18 anos, Yuri Louredo Giuliani, além de ter a casa destruída, ficou gravemente ferido. Ele foi transferido de helicóptero para o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia (Hugol). Boletim desta tarde informou que ele está respirando com ajuda de aparelhos.
A caixa tinha capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros de água. Ela pertence ao serviço municipal de abastecimento, executado pela Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) e fornecia água para 18 bairros da cidade, com uma população estimada de 30 mil pessoas.
Na hora do ocorrido, segundo o presidente da agência, Cainã Teodoro, ela estava com cerca de 600 mil litros de água. O barulho da queda, conforme descrição dos moradores, foi mais alto que o de uma batida forte de carro. O chão tremeu, segundo eles, com o impacto da estrutura e a quantidade de água que escorreu pela rua, levando tudo que estava pela frente.
A casa de Yuri, por exemplo, foi “varrida” do local onde ela ficava. Conforme relatos de testemunhas, a caixa d’água tombou, exatamente, para o lado da casa do rapaz e a tampa dela (de ferro) caiu sobre o telhado, esparramando toda a água e os destroços pelo asfalto.
Entenda:
“Só vi a geladeira rodando”
As casas e estabelecimentos logo atrás da residência da família de Yuri foram atingidas, como se fosse um “efeito dominó”. Um dos imóveis onde a água entrou pertence à aposentada Terezinha Aparecida Arebalo, de 69 anos. Ela estava na cozinha, quando ouviu um barulho, segundo ela, como se fosse de uma “britadeira rodando”.
“Não pensei que podia ser essa caixa”, diz ela. Segundos depois, o espaço da cozinha foi invadido por água e entulho. “Só vi a geladeira rodando, rodando, e aí só entulho entrando e muita água. Só me peguei com Deus para a minha bisneta estar com vida. Quando vi ela com vida, agradeci muito a Deus, fiquei muito feliz”, conta.
Veja o relato da aposentada:
Motivos
Técnicos da Sanesc estiveram no local, na companhia do prefeito da cidade, Fernando Pellozo (PSD), para averiguar as razões da queda da caixa d’água. Moradores disseram ao Metrópoles que ela possui diferentes compartimentos e que na hora da queda ela estaria com água apenas na parte superior.
O presidente da Sanesc alegou que o reservatório, inaugurado em outubro de 2019, foi feito para trabalhar com água em qualquer um dos compartimentos e que não faria sentido a hipótese dela ter caído porque só havia água na parte alta.
Uma equipe da Polícia Técnico Científica (PTC) esteve no local e solicitou documentações do projeto e do manual de operações para investigar o caso. O fornecimento de água para os bairros próximos não foi comprometido, segundo a prefeitura de Senador Canedo, e foi rapidamente restabelecido, com uma nova ligação. Em nota, a Sanesc disse que está prestando assistência aos atingidos pelo desabamento.
Sob os escombros
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 10h17, desta quinta-feira. No local da queda, moradores e pessoas que passavam por perto já tentavam resgatar o jovem Yuri Louredo Giuliano. Ele ficou sob os escombros da casa e parte da estrutura de ferro da caixa d’água.
O momento da retirada dele dos local foi registrado em vídeo por moradores da região. Eles chegaram a aplaudir o trabalho de resgate. Em primeiro momento, Yuri foi levado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Senador Canedo, mas, em razão da gravidade, foi transferido, em seguida, de helicóptero para o hospital em Goiânia.