Caiu na malha fina do Imposto de Renda e ficou sem restituição? Saiba o que fazer
Entenda como descobrir se precisa acertar as contas com o “Leão” e quais procedimentos precisam ser feitos em caso de erro
atualizado
Compartilhar notícia
A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (23/9), a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020. Com isso, o contribuinte já pode descobrir se caiu na malha fina ou não. O Metrópoles te explica o que fazer para acertar as contas com o “Leão” caso o procedimento tenha dado errado.
Contribuintes que caem na malha fina do IR ficam sem receber a restituição, se houver dinheiro a ser devolvido.
A Receita pode colocar a declaração na malha fiscal, que é o nome oficial da popular malha fina, por alguns motivos: rendimentos que não foram declarados, dados cadastrais incorretos ou informações erradas sobre valores.
Para resolver o impasse, há dois caminhos possíveis:
- No caso de informações incorretas ou incompletas, você deve fazer uma retificação da sua declaração de Imposto de Renda. É possível fazer isso no site da Receita Federal, exatamente no mesmo endereço em que enviou a declaração.
- Há casos em que suas informações podem estar corretas e, mesmo assim, a Receita Federal reteve sua declaração. Neste caso, você tem que aguardar para receber o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal para mostrar os documentos que comprovem que as informações estão mesmo corretas. Você ainda pode agendar um atendimento na área “Meu Imposto de Renda”.
Como descobrir se caí na malha fina? Veja o passo a passo
- Você precisará fazer uma consulta no e-CAC, no site da Receita Federal, o centro de atendimento virtual da Receita Federal. É preciso ter senha de acesso.
- No centro da tela, no 3º quadro, clique em “Portal e-CAC”
- Se você já tiver senha, é só informar. Quem ainda não tem senha e código precisa criá-los. Para criar, é preciso informar os recibos do IR de 2020 e 2021. Quem declarou pela 1ª vez neste ano só precisa informar o recibo deste ano. Outro caminho é usar a senha do gov.br.
- No e-CAC, o contribuinte precisa acessar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, do lado esquerdo da tela. Fica na aba “Serviços em Destaque”.
- Na próxima página, aparecerá em cima, da esquerda para a direita, os anos e as situações das declarações.
- Se estiver tudo certo, aparecerá “Em fila de restituição”. Isso quer dizer que o contribuinte não caiu na malha fina e receberá a restituição conforme calendário da Receita.
- Quando há erros, a Receita informa ao trabalhador qual o motivo de a declaração ter caído na malha fina. Para receber a restituição, é preciso corrigir o erro.