metropoles.com

Caiado: secretário do Entorno deve ser escolhido com aval de prefeitos

A pasta foi criada a partir da Reforma Administrativa aprovada no último sábado (4/2) pela Assembleia Legislativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jp Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Cidade do Entorno do Distrito Federal
1 de 1 Cidade do Entorno do Distrito Federal - Foto: Jp Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Goiânia – O secretário do Entorno – região entre os estados de Goiás e Distrito Federal – deve ser escolhido de acordo com uma convergência com os prefeitos da região. A informação foi anunciada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), durante entrevista coletiva, realizada na segunda-feira (6/2).

A pasta foi criada a partir da Reforma Administrativa aprovada no último sábado (4/2) pela Assembleia Legislativa de Goiás. “Farei uma consulta a todos os prefeitos daquela região para que possamos chegar a um ponto de entendimento. Não é somente a escolha do governador. Tem que ter a convergência dos senhores prefeitos, das lideranças locais, para que haja um representante que expresse o sentimento local”, disse o governador.

Segundo Caiado, o nome escohido deve ter um bom trânsito com autoridades. “[O escolhido deve], ao mesmo tempo, ter um contato direto e habilidade para levar os assuntos prioritários para o governos Federal e estadual”, considera.

O governo justifica a criação da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedf) com a finalidade de tornar mais eficiente o relacionamento entre os entes estadual, distrital e federal, em assuntos que são diretamente interligados.

RME

No início de janeiro também foi sancionado por Caiado o texto legal que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME). Redigido pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), o texto prevê a cooperação interfederativa entre os governos de Goiás e do Distrito Federal e a União, com objetivo de buscar soluções definitivas a problemas de mobilidade urbana, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos, dentre outros.

lei complementar nº 181 foi publicada em suplemento do Diário Oficial do estado de Goiás, nessa quinta-feira (5/01). Fazem parte da RME os seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

O projeto de lei foi redigido após reuniões junto a representantes dos municípios, por meio da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab); do Governo do Distrito Federal; do Ministério Público de Goiás, do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Também foi promovida audiência pública para esclarecer detalhes sobre a criação da região metropolitana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?