metropoles.com

Caiado quer barrar feriado de Carnaval em Goiás para conter pandemia

Governador goiano enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (4/2) em regime de urgência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Governador Ronaldo Caiado fala com à imprensa na saída leste do Palácio do Planalto
1 de 1 Governador Ronaldo Caiado fala com à imprensa na saída leste do Palácio do Planalto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Goiânia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), enviou nesta quinta-feira (4/2) à Assembleia Legislativa um projeto de lei que suspende o feriado da terça-feira de Carnaval neste ano. É a segunda medida que ele toma em seis dias alegando enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Caiado já havia anunciado, em live na última sexta-feira (29/1), que não decretaria ponto facultativo para os servidores estaduais no Carnaval deste ano por causa da pandemia. Por isso, os servidores não terão direito a dias de folga na segunda-feira (15/2), e o feriado na terça-feira (16/2) também fica suspenso.

“Da minha parte eu quero desaconselhar todas as pessoas que estão programando viagens no período do Carnaval. Estamos num crescimento da contaminação das pessoas pelo vírus, e qualquer feriado alongado provoca, indiscutivelmente, um aumento da contaminação e uma sobrecarga nos hospitais”, disse o governador.

O governo diz que a suspensão do feriado deve evitar a ocorrência de aglomerações de pessoas, comuns no período carnavalesco, e, também, o deslocamento de pessoas que buscam, principalmente, as cidades turísticas do estado para passar a folia, como Caldas Novas e Pirenópolis.

A expectativa do governo é de que a medida, somada aos esforços de todos os segmentos da sociedade, ajude a reduzir a velocidade de propagação do coronavírus no estado. Em Goiás, já foram confirmados 355.225 casos de coronavírus e 7.586 mortes, até esta quinta-feira. Alguns dos casos, inclusive, foram de pacientes transferidos de Manaus para Goiás em função da crise na saúde do Amazonas.

De acordo com o novo Estatuto do Servidor Público de Goiás, a terça-feira de Carnaval e a sexta-feira da Paixão passaram a ser considerados feriados no estado. Na última sexta-feira (29/1), Caiado já havia lembrado que o carnaval não é feriado nacional. “É um ponto facultativo, e, como tal, quero avisar a todas as pessoas que não teremos, no estado de Goiás, ponto facultativo nem no dia da terça nem na segunda-feira que antecede a data em que se festejava o Carnaval”, afirmou, na ocasião.

Por causa da urgência da matéria, o governo solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado estadual Lissauer Vieira (PSB), a tramitação especial do projeto, segundo o artigo 22 da Constituição do estado.

No interior

Alinhados a Caiado, prefeitos de ao menos 178 cidades goianas decidiram não decretar ponto facultativo para servidores no período do Carnaval, segundo levantamento da Agência Goiana dos Municípios (AGM), divulgado pelo Metrópoles.

A decisão do governador também foi apoiada pelo setor produtivo. O Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE) divulgou uma nota no último dia 1º informando que não iria apoiar a concessão do ponto facultativo no Carnaval aos funcionários do setor privado.

O Carnaval será comemorado no dia 16 de fevereiro. Normalmente, os foliões aproveitam o período e fazem um feriadão, emendando quatro dias de festa, da noite de sexta-feira até terça-feira. Antes da pandemia, o ponto facultativo dos órgãos públicos costumava se estender até o início da tarde de quarta-feira de cinzas.

Em algumas cidades com carnaval tradicional, como Caldas Novas, o anúncio de que festividades de carnaval estariam suspensas este ano já tinha sido feito anteriormente. Além disso, vários municípios goianos adotaram regime de lei seca em horário noturno, atendendo a decreto do governo de Goiás, justamente para tentar frear a proliferação do novo coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?