Cães, cavalos e mais: veja relatos de resgate e socorro a bichos no RS
Milhares de animais foram resgatados e estão sendo cuidados por voluntários em Canoas. Confira os relatos emocionantes
atualizado
Compartilhar notícia
A população do Rio Grande do Sul continua enfrentando as chuvas e enchentes que afetam o estado. Não seria diferente para os animais que sofrem com a invasão das águas. Um abrigo em Canoas (RS), considerado o maior da região, já resgatou aproximadamente 2 mil animais e aguarda mais 700.
O abrigo fica localizado em um prédio abandonado que antes era a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e foi improvisado por pessoas, vítimas das enchentes e voluntários de outras cidades, para ajudar no resgate aos animais.
De acordo com o relato emocionante de uma das veterinárias, atuando como voluntária, ela teria saído de Santa Catarina e ido até Canoas para colaborar no abrigo.
Os veterinários que estão atuando no abrigo, também estão resgatando, por meio de barcos, os animais nas águas, que passam por uma pré-triagem e são encaminhados para o lugar. A estrutura está se fazendo durante esse processo’’, informou a voluntária.
Foi relatado também, que os animais estão sendo tratados sem água encanada. “Estamos cuidando de 2 mil animais, sem água” afirmou a veterinária, além de que “é um cenário de guerra”.
Confira imagens do lugar:
A voluntária Schaiane Brizolla, moradora de Canoas, relatou que estava a 30 horas sem dormir, atuando sem parar no abrigo. “Minha vida mudou, perdi tudo, estou apenas com as roupas do corpo’’, disse ela. “Estamos em uma operação de guerra, tem poucas pessoas – A chuva não para, não está colaborando”.
Os animais resgatados estão encontrando seus tutores por meio da ajuda dos voluntários, sendo um dos momentos mais emocionantes para todos.
Os cachorros e gatos, alguns contaminados e outros feridos, estão sendo medicados.
Os que se encontram em bom estado vão para as pequenas casas feitas de madeira, enquanto os que estão com risco estão sendo encaminhados para o hospital veterinário da Ulbra. O abrigo, atualmente, está com quatro galpões, todos com cachorros resgatados das enchentes e já chegou a receber cavalos. Enquanto os gatos, estão sendo encaminhados para outros locais, para evitar conflitos entre os animais.
Saiba como ajudar o Rio Grande do Sul.
Resgates de animais emocionam internet
Um dos casos de resgate de animais repercutiu no Brasil nessa semana.
Um cavalo, apelidado pela população de “caramelo”, estava ilhado em cima de um telhado em Canoas, Rio Grande do Sul. Ele foi resgatado na quinta-feira (9/2) e se encontra em bom estado.