metropoles.com

Cade pede que Bolsonaro vete proibição de franquia de bagagem em voos

Para que a regra aprovada pelo Congresso tenha força de lei, o presidente da República precisa sancioná-la

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
1103279-1085129-mcamgo_abr_280717_edt_2807170560712712171
1 de 1 1103279-1085129-mcamgo_abr_280717_edt_2807170560712712171 - Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu para o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetar a proibição de cobranças para despacho de bagagens em voos pelas companhias aéreas no Brasil. A gratuidade foi aprovada pelo Congresso Nacional e precisa ser sancionada pelo presidente para ter força de lei.

Em café da manhã com jornalistas na última semana, Bolsonaro se manifestou sobre o tema. “Vou deixar para tomar esta decisão nos 48 minutos do segundo tempo. Claro que o mercado precisa se autorregulamentar, mas, neste caso, meu coração está mais inclinado a evitar a cobrança das bagagens”, disse, na ocasião. 

Um ofício com a recomendação foi enviado pelo presidente do Cade, Alexandre Barreto de Souza, ao subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, nessa terça-feira (28/05/2019).

Prejuízo ao consumidor
Um dos argumentos é que a volta da franquia de bagagens pode afetar investimentos no mercado e impactar o modelo de negócios de baixo custo, operado por empresas estrangeiras que têm interesse em vir para o Brasil. Nesse sentido, o Cade afirma que os próprios consumidores podem ser prejudicados.

“A volta da franquia de bagagens pode afetar os investimentos no mercado aéreo e prejudicar a concorrência no setor, ao impactar diretamente o modelo de negócios das empresas aéreas low-cost, que estão entre as principais interessadas em entrar no mercado brasileiro”, diz o Cade em documento.

Caso seja sancionada como foi aprovada pelo Congresso, a norma vai proibir a cobrança em voos domésticos nas seguintes situações: bagagem de até 23 kg em aviões com mais de 31 assentos; bagagem de até 18 kg em aeronaves com 21 a 30 lugares; e bagagem até 10 kg se o avião tiver até 20 assentos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?