Butantan vai revisar bula da Coronavac após queixas de menos doses
Cidades reclamaram que os frascos do imunizante continham menos doses do que as anunciadas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Instituto Butantan anunciou que vai revisar a bula da Coronavac. A decisão, anunciada na segunda-feira (12/4), ocorre após cidades de pelo menos 12 estados reclamarem de terem recebido menos doses do que as indicadas nos frascos.
Goiânia, por exemplo, informou que recebeu 4.016 doses a menos. Para o instituto, pode ter ocorrido perda no processo de aspiração do conteúdo do frasco.
Gerente de qualidade do Butantan, Arthur Nunes afirmou que o instituto “vai fazer uma revisão da bula orientando a seringa correta na utilização, além da técnica de aspiração correta, para orientar de forma mais rápida todos os profissionais de saúde”.” Os fatos levam a essa hipótese mais provável”, disse, segundo o G1.
Cada frasco da Coronavac tem 5,7 ml da vacina contra a Covid-19, o suficiente para mais de 10 doses de 0,5 ml. De acordo com Nunes, o uso de seringa de maior milímetro pode gerar perda.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que há “aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da vacina”. “Esses relatos estão sendo investigados com prioridade pela área de fiscalização”, diz trecho da nota.